CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Prefeito acompanha finais do futsal e projeta mais investimentos no esporte escolar

Published

on

Com a presença do prefeito Abilio Brunini, foram definidas nesta sexta-feira (26), no Ginásio Verdinho, as equipes campeãs do futsal da categoria B (12 a 14 anos) da 49ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026. No feminino, o Colégio Maxi venceu a Escola Cívico-Militar Victorino Monteiro da Silva por 3 a 2 e conquistou o título. No masculino, o Colégio Isaac Newton derrotou o Colégio Coração de Jesus por 4 a 2 e ficou com a taça. Na categoria A (15 a 17 anos), disputada na quinta-feira (25), os campeões foram o Colégio Isaac Newton, no masculino, e o Colégio Coração de Jesus, no feminino.

Durante a premiação, o prefeito Abílio Brunini destacou a importância do esporte na formação dos estudantes e reafirmou o compromisso da gestão com a ampliação dos investimentos na área. “A gente, ano a ano, está ampliando os investimentos no esporte. Isso fortalece a relação com a comunidade, a família, a disciplina e o bom desempenho em sala de aula”, afirmou. O prefeito também incentivou os vice-campeões a seguirem treinando para as próximas competições.

O Secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Pablo Queiroz, celebrou o sucesso de público e organização desta edição e reforçou o papel integrador dos JECs. “Ver o Ginásio Verdinho lotado e sentir a energia dessas torcidas nos mostra que estamos no caminho certo. Os Jogos Estudantis Cuiabanos vão muito além da competição; eles promovem a inclusão social, revelam talentos locais e unem a nossa juventude em torno de valores fundamentais como o respeito e o companheirismo. Nossa missão na secretaria é continuar estruturando e apoiando eventos desse porte, que transformam a realidade dos nossos estudantes através do esporte e do lazer”, declarou Pablo Queiroz.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza pagamento de salários do mês de outubro nesta quinta-feira (31)

Entre os campeões, o sentimento era de alegria e reconhecimento pelo trabalho coletivo. O atleta Miguel Iago Scardua, do Colégio Isaac Newton, comemorou a conquista e ressaltou o papel do esporte na vida dos jovens. “O esporte ajuda muito as crianças a saírem do celular, a praticarem esporte e a virarem atletas. É muito bom”, disse o estudante, que também agradeceu aos companheiros de equipe, ao treinador e à família pelo apoio durante a competição.

Para os treinadores, os resultados refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Campeão no feminino da categoria B, o professor Juliano Cardovani, do Colégio Maxi, lembrou que a equipe evoluiu durante o campeonato e transformou uma derrota na estreia em motivação para conquistar o título. “Depois que perdemos o primeiro jogo, não perdemos mais nenhum. Mostramos que tínhamos capacidade de chegar aqui, ganhar e ser campeões”, destacou.

As finais também reuniram famílias nas arquibancadas, reforçando o envolvimento da comunidade escolar com os Jogos Estudantis. O empresário Cássio Mioto, pai de uma das atletas campeãs, destacou a importância da competição para o desenvolvimento dos estudantes. “O esporte edifica a pessoa e traz dignidade humana, senso de coleguismo, senso de união e vontade de viver. Isso a gente só encontra no esporte”, afirmou.

Leia Também:  População comemora entrega da Praça Poliesportiva no Jardim Passaredo

Os coordenadores da modalidade, professores Wendel Silva Pereira e Marielle Rita Batista da Silva, avaliaram que o futsal encerrou sua programação “com chave de ouro”, destacando o alto nível técnico, o respeito mútuo entre as equipes e a excelente organização. Pensando no futuro das equipes, o coordenador-geral dos JECs, professor Dinho Ribeiro, informou que os campeões da categoria B viajam para Sapezal no dia 10 de julho, enquanto a seleção cuiabana da categoria A disputará os Jogos Estaduais em Sinop a partir de 24 de julho.

A primeira-dama Samantha Íris também acompanhou as decisões e ressaltou que o esporte representa uma importante ferramenta para promover saúde, convivência e integração entre crianças e adolescentes. Com o encerramento do futsal, os Jogos Estudantis Cuiabanos 2026 reforçam seu papel como principal competição escolar do município, incentivando a prática esportiva, revelando talentos e fortalecendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Advertisement

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Demilson leva demandas do bairro Canjica à Secretaria de Obras

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova moção de pesar pela morte brutal de Emelly Sena

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA