CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Vereador Feitoza defende valorização de todos os servidores públicos municipais

Published

on

 

Vereador eleito por Várzea Grande, Feitoza destacou a importância de uma gestão equilibrada e inclusiva no tratamento dos servidores públicos da cidade. Em resposta à recente declaração da prefeita eleita, que anunciou a intenção de aumentar os salários dos secretários e reduzir o número de servidores, Feitoza enfatizou a necessidade de valorizar toda a classe trabalhadora do funcionalismo público, e não apenas os cargos do alto escalão.

“Reconhecemos a relevância dos secretários na administração municipal, mas é fundamental lembrar que o funcionamento da máquina pública depende de todos os servidores, desde aqueles que atuam nas funções administrativas até os que estão na linha de frente atendendo à população”, afirmou Feitoza.

O vereador eleito ressaltou que qualquer ajuste na estrutura salarial e funcional da prefeitura deve ser pautado pela transparência e pelo diálogo com as categorias envolvidas. Segundo ele, os servidores de base, que frequentemente recebem salários mais modestos, são a espinha dorsal dos serviços públicos e precisam de igual atenção e reconhecimento.

Leia Também:  Vereadores de Várzea Grande votam dois projetos de lei nas sessões desta terça-feira (21.05)

“Acredito que podemos trabalhar para valorizar a todos, equilibrando as prioridades e garantindo que nenhuma categoria se sinta desassistida. Nosso compromisso é com o respeito e a dignidade de cada trabalhador que serve à nossa cidade”, concluiu Feitoza.

A proposta da prefeita eleita ainda será discutida e analisada nos próximos meses. Feitoza já manifestou que estará atento às decisões e buscará ouvir os servidores para construir soluções que atendam às necessidades de todos os setores da administração pública.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Defesa Civil de Várzea Grande monitora córregos e realiza ações preventivas

Published

on

Integração entre as secretarias tem sido essencial para uma resposta rápida às situações de emergência

Com a chegada das primeiras chuvas de 2025, a Defesa Civil de Várzea Grande tem redobrado a atenção e intensificado os trabalhos de monitoramento em áreas propensas a alagamentos e enchentes no município. Atuando dentro da secretaria de Defesa Social, como um braço da Guarda Municipal, a Defesa Civil tem desempenhado um papel fundamental na prevenção e no atendimento emergencial.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Louriney Santos Silva, neste início de ano, a Defesa Civil já mapeou todos os córregos da cidade e as regiões mais afetadas por enchentes. “Além de monitorarmos constantemente as áreas de risco, trabalhamos em conjunto com outras secretarias, como a de Viação e Obras, e a de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, para garantir que as ruas sejam desobstruídas e o processo de limpeza e patrolamento seja realizado com agilidade”, afirmou.

A integração entre as secretarias tem sido essencial para uma resposta rápida às situações de emergência. O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, destaca por exemplo, a importância da parceria com a secretaria de Assistência Social e a de Meio Ambiente. “Quando fazemos as vistorias, como no caso do bairro Carrapicho, onde uma moradora teve sua casa alagada essa semana, a primeira coisa que verificamos é a situação da moradia e as condições do local. A região já é conhecida da Defesa Civil, pois, por estudos da UFMT, sabemos que o solo é altamente argiloso e retém água. Nesse caso, conversamos com a moradora sobre a possibilidade de realocação e, se necessário, encaminhamos para um abrigo. Muitas vezes, no entanto, as pessoas preferem permanecer em suas casas, e, se não apresentar risco às pessoas, buscamos soluções para drenar a água e minimizar os danos”, explicou Juliano.

Leia Também:  Entrega de uniformes e materiais de proteção aos agentes de saúde são realizadas após cobrança de Pedrinho

Em situações como esta, o trabalho da Defesa Civil vai além do atendimento emergencial. “Também acionamos a secretaria de Assistência Social para acompanhar a família, principalmente porque há dois idosos na residência. O objetivo é garantir que a população receba o suporte necessário”, acrescentou Juliano Lemos.

No entanto, o comandante da GM também alerta para uma realidade comum em áreas de risco. “Infelizmente, muitas dessas residências estão localizadas em áreas não habitáveis, muito próximas a rios e córregos. Além disso, muitas dessas ocupações são irregulares, sem documentação, e em terrenos pertencentes às áreas de preservação ambiental ou permanente, o que agrava ainda mais a situação”, ressaltou.

Diante disso, a Defesa Civil, em parceria com outras secretarias, realiza um trabalho de conscientização e orientação à população. “Estamos atuando para entender a legalidade das ocupações e buscar soluções viáveis para os moradores dessas áreas”, concluiu Juliano.

*Dicas em caso de emergências com chuvas fortes e alagamentos:*

A Defesa Civil orienta para que a população fique atenta às previsões do tempo e tome medidas preventivas para evitar danos. Em caso de emergências, como queda de árvores, grandes alagamentos ou destelhamento de casas, é fundamental acionar os contatos de atendimento e socorro à população.

Leia Também:  KALIL ANUNCIA PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO MESMO DIANTE DE QUEDA NA ARRECADAÇÃO

A Defesa Civil de Várzea Grande pode ser contatada pelo número 98475-7112 ou 190 da Policia Militar, e as ações emergenciais têm como prioridade a segurança e o bem-estar dos cidadãos. A colaboração entre a população e as autoridades é essencial para minimizar os danos causados pelas chuvas e garantir a segurança de todos.

*O que fazer em caso de chuvas fortes e alagamentos:*

– Evite sair de casa durante tempestades: Se possível, permaneça em local seguro e proteja-se de possíveis quedas de árvores ou destelhamentos.

– Desligue a energia elétrica: Se perceber alagamentos em áreas próximas a fiação elétrica, desligue imediatamente os disjuntores para evitar choques elétricos.

– Não tente atravessar áreas alagadas: Mesmo que pareça seguro, o nível da água pode subir rapidamente e esconder buracos ou outras armadilhas.

– Acione os serviços de emergência: Caso identifique uma situação grave, como alagamento de residências ou deslizamentos, entre em contato com a Defesa Civil para uma resposta imediata.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA