CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Projeto ‘Adote um Espaço’ ganha novos parceiros e amplia ações de preservação ambiental em Várzea Grande

Published

on

O projeto “Adote um Espaço”, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Ministério Público, continua ganhando adeptos e fortalecendo ações de preservação ambiental e conscientização. Nesta semana, a Escola Estadual José Leite de Moraes e a rede de supermercados Comper aderiram à iniciativa, assumindo a revitalização e manutenção de uma área localizada em frente ao Residencial Santa Bárbara, em Várzea Grande.

Durante a cerimônia de lançamento, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), Jean Lucas Teixeira de Carvalho, destacou o impacto do projeto: “A solução para os problemas ambientais está na sociedade. O ‘Adote um Espaço’ resgata o senso de pertencimento e responsabilidade, permitindo que escolas e empresas deixem um legado de sustentabilidade”.

A diretora da Escola Estadual José Leite de Moraes, Andreia Cristina da Matos, ressaltou que a iniciativa está alinhada com as práticas de educação ambiental que a escola já desenvolve: “Esse projeto nos ajuda a sonhar mais alto e amplia nosso papel como agentes transformadores na comunidade”. Já o diretor da unidade, Jalme Figueiredo Júnior, comemorou o protagonismo dos alunos: “Ver nossos estudantes liderando ações ambientais nos enche de orgulho. Esse é mais um capítulo na história de entregas significativas da escola para o bairro Cristo Rei”.

Leia Também:  Vereadores por Várzea Grande derrubam veto e empresa de transporte público deve divulgar horários de circulação de ônibus

Representando o setor privado, Lídia Pachouri, coordenadora de eventos do Comper, destacou o compromisso da empresa: “Nossa participação reforça nosso papel social e ambiental, contribuindo para o bem-estar da comunidade”.

O prefeito Kalil Baracat celebrou os resultados do projeto, que já conta com a adesão de seis escolas e empresas privadas: “Iniciativas como essa mostram que a preservação ambiental é um esforço coletivo e necessário. A transformação de espaços públicos em áreas verdes impacta positivamente toda a sociedade”.

O “Adote um Espaço” incentiva instituições de ensino e empresas a adotar áreas públicas próximas às suas comunidades, como parques e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Inspirado no artigo 225 da Constituição Federal, o projeto promove a conscientização ambiental com suporte técnico da SEMMADRS, incluindo mudas e insumos para garantir o sucesso das ações.

A médio e longo prazo, o projeto busca criar uma cultura de preservação, desestimular o despejo irregular de resíduos e consolidar um mecanismo de “constrangimento social” para práticas que desrespeitem o meio ambiente. Com o envolvimento da comunidade, a expectativa é que iniciativas como essa transformem Várzea Grande em referência em educação ambiental e cidadania.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande inaugura novo Centro Municipal de Educação Infantil

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Defesa Civil de Várzea Grande monitora córregos e realiza ações preventivas

Published

on

Integração entre as secretarias tem sido essencial para uma resposta rápida às situações de emergência

Com a chegada das primeiras chuvas de 2025, a Defesa Civil de Várzea Grande tem redobrado a atenção e intensificado os trabalhos de monitoramento em áreas propensas a alagamentos e enchentes no município. Atuando dentro da secretaria de Defesa Social, como um braço da Guarda Municipal, a Defesa Civil tem desempenhado um papel fundamental na prevenção e no atendimento emergencial.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Louriney Santos Silva, neste início de ano, a Defesa Civil já mapeou todos os córregos da cidade e as regiões mais afetadas por enchentes. “Além de monitorarmos constantemente as áreas de risco, trabalhamos em conjunto com outras secretarias, como a de Viação e Obras, e a de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, para garantir que as ruas sejam desobstruídas e o processo de limpeza e patrolamento seja realizado com agilidade”, afirmou.

A integração entre as secretarias tem sido essencial para uma resposta rápida às situações de emergência. O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, destaca por exemplo, a importância da parceria com a secretaria de Assistência Social e a de Meio Ambiente. “Quando fazemos as vistorias, como no caso do bairro Carrapicho, onde uma moradora teve sua casa alagada essa semana, a primeira coisa que verificamos é a situação da moradia e as condições do local. A região já é conhecida da Defesa Civil, pois, por estudos da UFMT, sabemos que o solo é altamente argiloso e retém água. Nesse caso, conversamos com a moradora sobre a possibilidade de realocação e, se necessário, encaminhamos para um abrigo. Muitas vezes, no entanto, as pessoas preferem permanecer em suas casas, e, se não apresentar risco às pessoas, buscamos soluções para drenar a água e minimizar os danos”, explicou Juliano.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande inaugura novo Centro Municipal de Educação Infantil

Em situações como esta, o trabalho da Defesa Civil vai além do atendimento emergencial. “Também acionamos a secretaria de Assistência Social para acompanhar a família, principalmente porque há dois idosos na residência. O objetivo é garantir que a população receba o suporte necessário”, acrescentou Juliano Lemos.

No entanto, o comandante da GM também alerta para uma realidade comum em áreas de risco. “Infelizmente, muitas dessas residências estão localizadas em áreas não habitáveis, muito próximas a rios e córregos. Além disso, muitas dessas ocupações são irregulares, sem documentação, e em terrenos pertencentes às áreas de preservação ambiental ou permanente, o que agrava ainda mais a situação”, ressaltou.

Diante disso, a Defesa Civil, em parceria com outras secretarias, realiza um trabalho de conscientização e orientação à população. “Estamos atuando para entender a legalidade das ocupações e buscar soluções viáveis para os moradores dessas áreas”, concluiu Juliano.

*Dicas em caso de emergências com chuvas fortes e alagamentos:*

A Defesa Civil orienta para que a população fique atenta às previsões do tempo e tome medidas preventivas para evitar danos. Em caso de emergências, como queda de árvores, grandes alagamentos ou destelhamento de casas, é fundamental acionar os contatos de atendimento e socorro à população.

Leia Também:  Várzea Grande aplica mais de 5 mil doses no ‘Dia D de Vacinação”

A Defesa Civil de Várzea Grande pode ser contatada pelo número 98475-7112 ou 190 da Policia Militar, e as ações emergenciais têm como prioridade a segurança e o bem-estar dos cidadãos. A colaboração entre a população e as autoridades é essencial para minimizar os danos causados pelas chuvas e garantir a segurança de todos.

*O que fazer em caso de chuvas fortes e alagamentos:*

– Evite sair de casa durante tempestades: Se possível, permaneça em local seguro e proteja-se de possíveis quedas de árvores ou destelhamentos.

– Desligue a energia elétrica: Se perceber alagamentos em áreas próximas a fiação elétrica, desligue imediatamente os disjuntores para evitar choques elétricos.

– Não tente atravessar áreas alagadas: Mesmo que pareça seguro, o nível da água pode subir rapidamente e esconder buracos ou outras armadilhas.

– Acione os serviços de emergência: Caso identifique uma situação grave, como alagamento de residências ou deslizamentos, entre em contato com a Defesa Civil para uma resposta imediata.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA