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Procon Municipal promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

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Ação em Várzea Grande tem como alvo os alunos da rede municipal que vão participar de palestras que abordam economia e direitos assegurados, para que eles se tornem multiplicadores em suas casas

O Procon Municipal de Várzea Grande, órgão vinculado à Procuradoria Municipal, promove 15 dias de atividades em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nacionalmente em 15 de março. A programação tem como foco a orientação dos consumidores e a disseminação do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O procurador-geral de Várzea Grande, Maurício Magalhães Faria Neto, destaca a relevância da data e da legislação consumerista: “O dia 15 de Março simboliza a luta pelos direitos do consumidor e reforça a importância do Código de Defesa do Consumidor como instrumento essencial para garantir relações de consumo mais justas. Nossa gestão está comprometida em assegurar que todos tenham acesso à informação e ao atendimento adequado”.

As atividades iniciarão nesta quinta-feira, 13 de março, com o projeto “Procon na Escola”. Ao todo, 426 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Júlio Domingos de Campos’, no Capão Grande, nos horários das 9h às 11h e das 14h às 16h, assistirão palestras sobre educação financeira e direitos do consumidor. A coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira, ressalta a importância da ação: “Nosso objetivo é capacitar as crianças para que aprendam a economizar, conheçam seus direitos e se tornem multiplicadoras dessas informações em suas casas”.

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Na sexta-feira, 14 de março, a partir das 8h, haverá um coffee break para os consumidores que buscarem atendimento na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, e também na Subprefeitura do Cristo Rei, situada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos. Ainda na sexta-feira, será realizada uma panfletagem no Várzea Grande Shopping, das 12h às 14h, aproveitando o maior fluxo de pessoas no horário do almoço.

No dia 18 de março, às 19h30, a UNIFACC Várzea Grande sediará uma palestra sobre Direito do Consumidor e Procon, na Avenida Presidente Artur Bernardes, s/n, Ipase.

Encerrando as ações comemorativas, no dia 22 de março, o Procon Itinerante atenderá mulheres durante o mutirão “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”. O atendimento será das 9h às 17h, na EMEB ‘Abdala José’, localizada no bairro São Mateus.

“Com essas iniciativas, o Procon Municipal reafirma seu compromisso de garantir informação e proteção aos consumidores”, lembra a coordenadora.

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ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR – O Procon Municipal de Várzea Grande oferece atendimento presencial na sua sede, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também há um posto de atendimento na Subprefeitura do bairro Cristo Rei.

Para maior conveniência, os consumidores podem acessar serviços online através do site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon , das redes sociais ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Prefeitura de Várzea Grande garante 1º exame de ressonância magnética

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Moisés Taques, de 23 anos, morador do bairro Mapim, precisava do procedimento após sofrer uma queda. Cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) e regulado, enfrentava dificuldades para realizar o exame devido ao seu peso, que chegava a 280 quilos, e ao tempo de espera

A Prefeitura de Várzea Grande demonstrou mais uma vez seu compromisso com a saúde e bem-estar da população ao garantir a realização de um exame de ressonância magnética no joelho esquerdo para o jovem Moisés Taques, de 23 anos, morador do bairro Mapim, após sofrer uma queda. Na fila de espera pelo exame, ele enfrentava outra dificuldade além da demora: o seu peso, que chegava a 280 quilos. Determinado a cuidar da própria saúde, ele se empenhou em uma rotina de dietas e exercícios dentro de casa para reduzir o peso e viabilizar o procedimento.

Sensibilizada com a situação, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), interveio para garantir que Moisés pudesse realizar a ressonância sem custos. Inicialmente, o exame teria um custo de R$ 800, uma vez que ele iria de utilizar a rede particular, mas, por meio do Programa Fila Zero, foi viabilizado gratuitamente pelo SUS, já que ele estava regulado, porém à espera do chamamento.

Mas o atendimento a Moisés demandou mais atenção. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, organizou toda a logística de locomoção do jovem até o laboratório Ceico, conveniado com o SUS, onde o exame foi realizado. A operação contou com o apoio da equipe de transporte da secretaria e do Corpo de Bombeiros. Mobilização essa que garantiu o transporte seguro de Moisés da sua residência até o local do exame e, posteriormente, de volta para casa.

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Durante a visita ao jovem, a prefeita Flávia, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, prestou total apoio e incentivo para que Moisés considerasse a possibilidade de realizar uma cirurgia bariátrica como parte do seu tratamento, o que poderia facilitar a futura intervenção no joelho. “Moisés seria interessante você pensar com carinho na possibilidade de uma cirurgia bariátrica. Não tenha medo, não é questão de estética, mas sim, de saúde”, orientou a secretária de saúde.

ATUALIZAÇÃO DE DADOS – Flávia Moretti pediu para que Moisés usasse suas redes sociais, já que é um influencer, em apoio na divulgação da importância da atualização do Cartão do SUS. “Nos ajude a divulgar e fazer esse chamamento para que os seus seguidores, que fazem o uso do Sistema Único de Saúde, possam procurar uma unidade de saúde mais próxima de suas casas para fazer essa atualização, principalmente do número do telefone”, frisou. Destacando que precisa fazer a fila andar para garantir um atendimento mais ágil e eficiente à população.

A história de Moisés Taques, é um exemplo de superação e do impacto positivo que uma gestão comprometida com a saúde pública pode gerar na vida dos cidadãos. A Prefeitura de Várzea Grande segue investindo em políticas de assistência, garantindo acesso a exames e tratamentos essenciais para a população.

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O FILA ZERO – “Esse programa é inédito em Várzea Grande, nosso município nunca havia aderido ao Fila Zero, desde sua criação em 2021”, exclamou a prefeita, no último dia 8, quando lançou o programa, fruto de mais uma parceria com o governo de Mato Grosso. E completou: “Vamos revolucionar a saúde. Há gente na fila de espera por cirurgia de catarata há seis, sete anos, uma realidade que não será mais admitida. Com a saúde nenhum gestor deve fazer politicagem, saúde é necessidade básica”, relata Moretti.

O Estado está investindo mais de R$ 4 milhões no programa. “Há muitas pessoas que não atualizaram seus dados no SUS, como por exemplo número de telefone. Entramos em contato e não somos atendidos ou nos deparamos com números inexistentes (talvez por troca de número). É por meio do cartão SUS que a fila de espera vai andar, por meio da busca por pacientes que estão na regulação, e o canal de comunicação que temos para esse chamamento, é via telefonema”, reforçou a secretária Deisi.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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