CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura discute realização da segunda edição do Acelera VG

Published

on

A proposta é aproximar a população do poder público, levando ações e serviços para mais próximos das comunidades. A novidade para esta segunda edição é a Feira da Família que será realizada das 8h às 22h

A prefeitura de Várzea Grande realizará a segunda edição do programa Acelera VG, no dia 28 de março, na rua Manoel José Campos, no bairro Construmat. A ação também abrangerá os bairros Alameda, Altos da Bela Vista, Vista Alegre, Vila Sadia e outros loteamentos vizinhos. Conforme a secretária de Assuntos Estratégicos, Inaciray Ramos de Brito Taveira, essa é uma importante ação de integração entre poder público e população várzea-grandense.

No Acelera VG, estarão presentes a secretaria municipal de Saúde (com exames, aferimento de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, emissão e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde), o Procon-VG (atendimentos em defesa do consumidor), a secretaria de Desenvolvimento Econômico (banco de empregos, elaboração de currículos, atendimento ao pequeno empresário), secretaria de Meio Ambiente (feira da agricultura familiar e feira gastronômica), a secretaria de Educação, Esporte e Lazer (massagem e alongamento), o governo de Mato Grosso com o ônibus do Hemocentro (doação de sangue), entre outros órgãos e instituições públicas municipais

Leia Também:  Pedal da Guarda Municipal homenageia mulheres no passeio desta quinta-feira

“A prefeita Flávia Moretti idealizou esse programa como forma de estar próxima, levar a prefeitura até os várzea-grandenses e também ouvir a nossa população. Aqui terão diversos serviços importantes como saúde, emprego, serviços públicos, entre outros”, relata Inaciray.

O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, José Carlos Miranda de Andrade, destacou que os três bairros receberão o serviço de limpeza urbana. “Estaremos passando com o cata-treco para recolher grandes objetos descartados e evitar o descarte de forma irregular, ou mesmo, que esses volumes fiquem amontados nos quintais das casas, podendo se transformar em potenciais focos de doenças. Além disso, faremos limpeza de calçadas e outros serviços necessários de nossa pasta. Estaremos aqui por diversos dias fazendo tudo que for necessário para atender as três comunidades”, disse Miranda.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo da Costa Amorim, relata que a novidade será que a Feira da Família terá início às 8h indo até às 22h. “Aqui, apresentaremos a todos vocês a produção 100% várzea-grandense, direto da nossa terra para o consumidor. Além disso, os moradores que quiserem participar e vender outros produtos, estão liberados”, fala Ricardo.

A presidente do bairro Construmat, Adanaray Toledo Piza, parabenizou a ação da prefeitura. “Estou muito grata a todos vocês por escolherem nossa região para receber essa grande ação. Aqui é um bairro antigo e precisamos muito desses serviços”, declara.

Leia Também:  Saúde municipal oferta, pela primeira vez, exame inédito para gestantes de Várzea Grande

Segundo o presidente do bairro Alameda, Manoel Gonçalo Leite, o bairro é antigo e que há muitos moradores idosos que têm dificuldade de ir até ao poder público. “É uma iniciativa fundamental dentro das comunidades. A gestão precisa mesmo estar próxima de nós”, conta.

O presidente do bairro Altos do Bela Vista, Paulo Henrique, disse que os serviços são necessários. “O poder público deve estar mesmo aqui nos bairros, próximo da nossa gente. Parabéns a todos pela realização do programa”, disse.

O assessor de gestão da secretaria de Assuntos Estratégicos, Radamés Alves, já anunciou a próxima edição do Acelera VG. “Há muitos pedidos para que realizemos em alguns bairros, em breve vamos alcançar toda Várzea Grande. Depois de atender essa região do Alameda, realizaremos o Acelera VG nos bairros Vitória Régia, 15 de Maio e Capela do Piçarrão”, declarou. A primeira edição, realizada no final de fevereiro, ‘estreou’ no bairro Marajoara.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura de Várzea Grande garante 1º exame de ressonância magnética

Published

on

Moisés Taques, de 23 anos, morador do bairro Mapim, precisava do procedimento após sofrer uma queda. Cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) e regulado, enfrentava dificuldades para realizar o exame devido ao seu peso, que chegava a 280 quilos, e ao tempo de espera

A Prefeitura de Várzea Grande demonstrou mais uma vez seu compromisso com a saúde e bem-estar da população ao garantir a realização de um exame de ressonância magnética no joelho esquerdo para o jovem Moisés Taques, de 23 anos, morador do bairro Mapim, após sofrer uma queda. Na fila de espera pelo exame, ele enfrentava outra dificuldade além da demora: o seu peso, que chegava a 280 quilos. Determinado a cuidar da própria saúde, ele se empenhou em uma rotina de dietas e exercícios dentro de casa para reduzir o peso e viabilizar o procedimento.

Sensibilizada com a situação, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), interveio para garantir que Moisés pudesse realizar a ressonância sem custos. Inicialmente, o exame teria um custo de R$ 800, uma vez que ele iria de utilizar a rede particular, mas, por meio do Programa Fila Zero, foi viabilizado gratuitamente pelo SUS, já que ele estava regulado, porém à espera do chamamento.

Mas o atendimento a Moisés demandou mais atenção. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, organizou toda a logística de locomoção do jovem até o laboratório Ceico, conveniado com o SUS, onde o exame foi realizado. A operação contou com o apoio da equipe de transporte da secretaria e do Corpo de Bombeiros. Mobilização essa que garantiu o transporte seguro de Moisés da sua residência até o local do exame e, posteriormente, de volta para casa.

Leia Também:  Pedal da Guarda Municipal homenageia mulheres no passeio desta quinta-feira

Durante a visita ao jovem, a prefeita Flávia, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, prestou total apoio e incentivo para que Moisés considerasse a possibilidade de realizar uma cirurgia bariátrica como parte do seu tratamento, o que poderia facilitar a futura intervenção no joelho. “Moisés seria interessante você pensar com carinho na possibilidade de uma cirurgia bariátrica. Não tenha medo, não é questão de estética, mas sim, de saúde”, orientou a secretária de saúde.

ATUALIZAÇÃO DE DADOS – Flávia Moretti pediu para que Moisés usasse suas redes sociais, já que é um influencer, em apoio na divulgação da importância da atualização do Cartão do SUS. “Nos ajude a divulgar e fazer esse chamamento para que os seus seguidores, que fazem o uso do Sistema Único de Saúde, possam procurar uma unidade de saúde mais próxima de suas casas para fazer essa atualização, principalmente do número do telefone”, frisou. Destacando que precisa fazer a fila andar para garantir um atendimento mais ágil e eficiente à população.

A história de Moisés Taques, é um exemplo de superação e do impacto positivo que uma gestão comprometida com a saúde pública pode gerar na vida dos cidadãos. A Prefeitura de Várzea Grande segue investindo em políticas de assistência, garantindo acesso a exames e tratamentos essenciais para a população.

Leia Também:  Casa de Sarita promove ação para atendimento às mães atípicas

O FILA ZERO – “Esse programa é inédito em Várzea Grande, nosso município nunca havia aderido ao Fila Zero, desde sua criação em 2021”, exclamou a prefeita, no último dia 8, quando lançou o programa, fruto de mais uma parceria com o governo de Mato Grosso. E completou: “Vamos revolucionar a saúde. Há gente na fila de espera por cirurgia de catarata há seis, sete anos, uma realidade que não será mais admitida. Com a saúde nenhum gestor deve fazer politicagem, saúde é necessidade básica”, relata Moretti.

O Estado está investindo mais de R$ 4 milhões no programa. “Há muitas pessoas que não atualizaram seus dados no SUS, como por exemplo número de telefone. Entramos em contato e não somos atendidos ou nos deparamos com números inexistentes (talvez por troca de número). É por meio do cartão SUS que a fila de espera vai andar, por meio da busca por pacientes que estão na regulação, e o canal de comunicação que temos para esse chamamento, é via telefonema”, reforçou a secretária Deisi.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA