CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Patrono: Gilmar Mendes impulsiona projeto de implantação da unidade da Rede Sarah Kubitschek em Mato Grosso

Published

on

 

A incansável busca da assessora parlamentar Adriane Martins pela implantação do Hospital Sarah Kubitschek em Mato Grosso ganhou destaque nesta semana, com o apoio do Ministro mato-grossense do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Já aprovado no PPA 2024, o projeto representa um avanço significativo para a saúde da região.

“Vejo a implantação da Unidade Hospitalar Rede Sarah Kubitschek em Mato Grosso como determinante para melhorar a saúde na região. Essa iniciativa pode beneficiar não só o estado, mas também regiões vizinhas”, afirmou Gilmar Mendes.

Com o comprometimento expresso do Ministro do STF, que assumiu o papel de Patrono do projeto, a iniciativa deve revolucionar a saúde em Mato Grosso. Na reunião, Adriane Martins, representando o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), em conjunto com Valtenir Pereira, ex-deputado federal e Assessor Especial de Relações Institucionais da Presidência da República, concentrou esforços para obter apoio do magistrado e fortalecer a luta pela efetiva implantação da Rede Sarah Kubitschek no Estado.

Leia Também:  Edna pede pagamento de benefício a catadores de recicláveis

O projeto, que conta com investimento de R$ 180 milhões para a construção da nova unidade em Cuiabá, distribuído para cada exercício fiscal de 2025 a 2027, visa não apenas transformar a saúde em Mato Grosso, mas também impactar positivamente regiões vizinhas, como Rondônia, Acre e o sul do Pará. O Hospital Sarah Kubitschek de Brasília, referência na América Latina, realizou 26.256 atendimentos no ano de 2022 de pessoas matogrossenses que se deslocaram até a Capital Federal, por ser referência em neuroreabilitação em lesão medular, reabilitação neurológica e neurocirurgia. O Plenário do Congresso Nacional aprovou por unanimidade no PPA 24/27 o investimento na implantação da nova unidade.

Valtenir Pereira destaca a alocação substancial de recursos. “A aprovação do requerimento de destaque em Plenário, conduzido pelo deputado federal Emanoelzinho (MDB), e pelo senador Welington Fagundes (PL), foi essencial para garantir a viabilidade desse projeto promissor”, pontuou.

Para Adriane Martins, a luta incansável e o comprometimento de líderes, como o Ministro Gilmar Mendes, os deputados federais Emanuelzinho Pinheiro (MDB) e Bohn Gass (PT/RS), bem como os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (União Brasil), além de Neri Geller, ex-deputado federal e atual Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, marcam o início de uma jornada transformadora para a saúde de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inova nas redes sociais com vídeos dinâmicos para alcançar o público jovem

“A construção do Hospital Sarah Kubitschek não é apenas uma promessa; é uma realidade que reflete o compromisso conjunto em enfrentar desafios na área da saúde”, disse Adriane Martins.

Agora, o próximo passo é uma agenda oficial com o presidente Lula no Palácio do Planalto para tratar da expansão da Rede Sarah Kubitschek para Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá

Published

on

Neste sábado, 7 de dezembro, Dia Nacional da Assistência Social, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, celebrou os avanços da política de assistência social no município. A data marca os 31 anos da promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em 1993, e ressalta o papel de Cuiabá na consolidação da Política Nacional de Assistência Social e na criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implementado em 2005.

“Hoje é um dia de celebração e reflexão. A gestão Emanuel Pinheiro, ao longo de quase oito anos à frente de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tem investido maciçamente em serviços que transformam a vida de quem mais precisa”, destacou Márcia.

A primeira-dama ressaltou o trabalho na reestruturação da rede sócio-assistencial como um dos grandes marcos. “Nosso maior orgulho é termos reestruturado a rede de serviços no município. Investimos na reestruturação dos 14 CRAS, no CREAS, reabrimos o Centro POP e revitalizamos os quatro Centros de Convivência para Idosos (CCIs). Contamos ainda com cinco equipamentos para atendimento da Proteção Social Especial de Média Complexidade. O município de Cuiabá dispõe de 16 equipamentos para atendimento e acolhimento na Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis. É um compromisso que assumimos e honramos diariamente”, afirmou Márcia.

Leia Também:  Procon convida população a se inscrever no 'Curso de Previdência Privada para Consumidores'

A reabertura do Restaurante Popular Elza Fortunato Biancardini, em novembro de 2023, foi citada como exemplo desse compromisso. “Esse restaurante é um alívio para a população de baixa renda, oferecendo refeições completas por apenas R$ 2,00. Em um ano, servimos cerca de 200 mil refeições, e hoje atendemos 900 pessoas diariamente”, enfatizou.

Outro marco significativo foi o primeiro concurso público exclusivo para a assistência social, realizado em 2019, com a convocação de quase 300 servidores. “Esse concurso garantiu a recomposição das equipes e a melhoria do atendimento em programas como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Acessuas Trabalho. Isso fortaleceu ainda mais nossa rede de proteção social”, disse Márcia.

Os avanços nos Centros de Convivência para Idosos (CCIs) também foram destacados. Atualmente, os quatro espaços – Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira – atendem 1.217 idosos cadastrados. “Com o programa Viva a Vida na Melhor Idade, oferecemos atendimentos médicos, odontológicos, atividades integrativas como auriculoterapia e palestras educativas. Só nesta ação, realizamos cerca de 1.200 atendimentos”, explicou Márcia.

A ampliação da rede de acolhimento foi outro ponto destacado. “Solicitamos a criação de novas unidades de acolhimento para crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e adultos em situação de rua.”

Leia Também:  Mais de 450 homens foram atendidos nas unidades básicas de saúde em ação especial do Novembro Azul

Desde 2022, o Centro POP realizou mais de 63 mil atendimentos a pessoas em situação de rua, comprovando o impacto direto das ações da gestão. Segundo o Registro Mensal de Atendimentos (RMA), desde sua reabertura, foram realizados 63.752 atendimentos: 17.176 em 2022, 23.550 em 2023 e 23.026 até o mês de outubro deste ano. “Esses números mostram que a assistência social é uma prioridade para nós. Estamos comprometidos com cada vida que tocamos por meio desses serviços”, completou Márcia.

A primeira-dama ainda homenageou os trabalhadores da rede de assistência social, destacando o papel essencial de cada profissional. “Neste Dia Nacional da Assistência Social, celebramos não apenas os avanços da legislação que transformou a assistência no Brasil, mas também o legado de uma gestão comprometida com as pessoas. Esse trabalho coletivo, que leva dignidade e esperança a quem mais precisa, será um marco deixado pela administração Emanuel Pinheiro para Cuiabá. O desafio que está posto é garantir a continuidade dos processos em curso, valorizando o planejamento, a inovação e a melhoria contínua de seus processos de trabalho, sempre com o objetivo de gerar valor público para as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA