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16 anos Lei Maria da Penha

Leis de Fabinho fortalecem a legislação federal em Várzea Grande

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O candidato a deputado estadual, o vereador por Várzea Grande Fábio José Tardin – Fabinho (PSB), destaca as leis de sua autoria que fortalecem a Lei Federal nº 11340 de 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha que está completando 16 anos, neste domingo (07.08).
Entre as normas criadas por Fabinho está a Lei Municipal 4590/2020 a qual proíbe condenados pela Lei Maria da Penha ou por qualquer crime de violência contra mulher de assumirem cargos públicos efetivos ou comissionados em Várzea Grande. Outra norma de autoria de Tardin é a Lei Municipal nº 4644/2020 – Reserva vagas em creches e dá prioridade à transferência para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica.
Conforme Fabinho, todos os esforços devem ser feitos para dar mais visibilidade à Lei Federal, como também devem ser criados mais mecanismos para deixar a Legislação Federal mais completa e fortalecida.
“Infelizmente, ainda é muito comum crimes bárbaros contra a mulher, principalmente o feminicídio. Devemos cada vez mais dar maior rigor na punição aos agressores, e conscientizar sobre a importância da denúncia. O Brasil tem uma das melhores leis do mundo, mas ainda precisamos avançar em outros setores desta norma”, relata Fabinho.

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POLÍTICA MT

Comissão da ALMT aprova projetos que reforçam direitos do consumidor e valorizam profissionais de entrega

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A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (CDCC) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (4), a sétima reunião ordinária de 2025. Presidida pelo deputado Faissal Kalil (Cidadania), a comissão analisou e aprovou importantes projetos voltados à proteção do consumidor, à equidade nos serviços e à valorização de profissionais que atuam na linha de frente da prestação de serviços em todo o estado.

Entre as proposições aprovadas, em destaque o Projeto de Lei nº 1278/2024, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD), que proíbe a diferenciação de prazos ou listas de agendamento de consultas, exames e procedimentos médicos entre pacientes de planos de saúde e aqueles que pagam com recursos próprios.

A proposta visa combater uma prática recorrente em clínicas e consultórios, que mantêm filas distintas de atendimento, priorizando pacientes particulares em detrimento dos usuários de planos ou seguros de saúde. Segundo a justificativa do projeto, essa conduta é ilegal e discriminatória, uma vez que fere os princípios de igualdade e transparência previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

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“Todo consumidor deve ser atendido de forma igualitária. Hoje, infelizmente, há listas diferentes para quem tem plano de saúde e para quem paga de forma particular. Isso é uma forma de discriminação e afronta o Código de Defesa do Consumidor. O projeto do deputado Wilson Santos corrige essa distorção e garante justiça no atendimento médico”, destacou o presidente da CDCC, deputado Faissal Kalil.

Outro projeto aprovado pela comissão foi o PL nº 1562/2025, de autoria do deputado Júlio Campos (União), que obriga os aplicativos de entrega de alimentos e bebidas a disponibilizarem a opção de entrega diretamente na porta do apartamento do consumidor, mediante o pagamento de uma taxa adicional fixa. A taxa, equivalente a 15% do valor da nota fiscal, deverá ser revertida integralmente ao entregador, garantindo uma remuneração justa e valorizando o serviço prestado.

O deputado Faissal Kalil reconheceu a importância da proposta para fortalecer a liberdade de escolha do consumidor e a valorização dos trabalhadores do setor de entregas, mas ponderou sobre possíveis questionamentos de constitucionalidade.

“O projeto do deputado Júlio Campos é positivo porque assegura liberdade ao consumidor e remuneração digna ao entregador. No entanto, pode haver algum entrave jurídico, já que trata de relações de direito privado, regidas pelo Código Civil federal. Mesmo assim, entendemos que, sob a ótica do consumidor, o debate é legítimo e merece avançar”, afirmou Faissal.

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Além da aprovação das matérias, o parlamentar destacou o desempenho da comissão neste semestre, enfatizando o compromisso dos membros com a celeridade e a transparência no andamento dos projetos.

“A pauta da Comissão de Defesa do Consumidor está completamente limpa. Fazemos questão de iniciar cada mês com todos os projetos analisados, aprovados ou rejeitados. A comissão tem trabalhado de forma responsável, técnica e comprometida com a sociedade, garantindo que nenhuma proposta fique parada”, declarou o presidente da CDCC.

Fonte: ALMT – MT

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