CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA MT

Deputados aprovam promoção excepcional de subtenentes da PM em sessão após abertura do ano legislativo

Published

on

Ao realizarem uma série de três sessões plenárias na tarde desta segunda-feira (2), após abertura do ano legislativo, os deputados estaduais aprovaram em duas votações matéria que trata de promoção excepcional de subtenentes da Polícia Militar. O Projeto de Lei Complementar nº 2/2026 autoriza a movimentação funcional, com elevação ao posto de Segundo-Tenente do Quadro Complementar de Oficiais da Polícia Militar por ato de bravura praticado em operações de risco extremo.

A proposta enviada pelo Poder Executivo também traz os critérios para que a promoção seja concedida. Entre as regras previstas, está a limitação do benefício ao número máximo de cinco militares por ano condicionada à existência de vagas. O tempo mínimo de 15 anos de serviço na Polícia Militar de Mato Grosso, com regularidade disciplinar, está incluso entre os requisitos para a excepcionalidade.

“É uma correção histórica que precisava ser feita, para que os subtenentes também pudessem galgar promoções dentro da sua carreira por atos de bravura. E está feita a correção. A gente já tinha feito o projeto, houve o veto, agora o governador manda a mensagem cumprindo o compromisso. E hoje nós já concluímos as duas votações”, comentou o presidente da Assembleia, deputado estadual Max Russi (PSB). Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 36/2026 para incluir esse tipo de promoção na lei que trata da ascensão na hierarquia militar do estado.

Leia Também:  Congresso Internacional realizado pela ALMT aponta estratégias de segurança para MT e fronteiras vizinhas

O parlamentar indicou que houve tentativa de aprovar outro projeto prioritário em duas votações. Trata-se do Projeto de Lei nº 37/2026, que visa alterar a vigência da Lei nº 12.809 para o fim deste ano. A lei estabelece critérios para repasse de recursos do Governo do Estado aos municípios, por meio de convênios e instrumentos similares, e permite que municípios de até 50 mil habitantes não sejam impedidos de receber transferências ou de assinar convênios por conta da falta de situação de adimplência. “Nós votamos em primeira. Não houve o entendimento para a segunda votação. Então, vai ficar para a quarta-feira da próxima semana a gente fazer a votação desse projeto”, afirmou Russi.

O presidente da ALMT também justificou o adiantamento da sessão que seria realizada na quarta (4) para esta segunda e declarou que a próxima sessão plenária está prevista para a quarta-feira da próxima semana (11). “Cerca de 90% dos deputados gostariam que fosse feita a sessão no dia de hoje. Achei a ideia interessante porque nós temos a semana toda para os debates dentro da Assembleia, mas sem a necessidade de sessão”, explicou.

Leia Também:  Lei suspende incentivos fiscais à Azul Linhas Aéreas após cancelamento de voos em MT

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Fabinho aponta fortalecimento do Legislativo e continuidade das obras em Mato Grosso

Published

on

O deputado estadual Fabinho Tardin avaliou positivamente o início do ano legislativo e afirmou acreditar em novas realizações para Mato Grosso em 2026. A declaração foi feita nesta segunda-feira (2), durante a sessão solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, que marcou a retomada das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Segundo o parlamentar, a expectativa é de continuidade dos investimentos e fortalecimento do papel do Legislativo estadual ao longo do ano.

“A Assembleia Legislativa continuará sendo protagonista e fiel ao seu papel de equilíbrio. Vamos, sim, apoiar a arrecadação, mas também lutar para que os recursos sejam devidamente investidos. Queremos que as obras continuem chegando aos 142 municípios, e a ALMT vai contribuir diretamente para isso”, afirmou Fabinho.

A sessão solene marcou o fim do recesso parlamentar e o início oficial dos trabalhos legislativos de 2026, com a presença de autoridades representantes dos três Poderes.

Fabinho também destacou que o trabalho dos deputados vai muito além das sessões plenárias, reforçando a atuação nas comissões e o contato direto com a população.

Leia Também:  ALMT homenageia personalidades por serviços prestados ao estado

“Muitas vezes, a população acredita que o deputado trabalha apenas durante as sessões, quando, na verdade, é justamente o período em que menos estamos em atividade externa. Participo de várias comissões, entre elas a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que é fundamental, pois é onde os projetos são debatidos, onde nascem e também onde podem ser arquivados”, explicou.

“Além disso, o trabalho parlamentar exige percorrer um estado de dimensões continentais, ouvindo as demandas de quem está na ponta. Só depois disso é que voltamos à Casa para buscar os meios necessários para atender essas necessidades e promover as melhorias que a população espera”, completou.

Com a abertura dos trabalhos legislativos, Fabinho afirmou que seguirá lutando pela ampliação do acesso à saúde, pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela consolidação das políticas públicas voltadas a Várzea Grande, segunda maior cidade do Estado, além da expansão do acesso ao esporte e do reforço às políticas sociais.

Sessão ordinária

A primeira sessão ordinária do ano, destinada à leitura de projetos e pronunciamentos parlamentares, está prevista para a próxima quarta-feira (11), às 10h.

Leia Também:  Avallone visita o HMC, Santa Casa e UFMT na busca de melhorias para a saúde mental

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA