Policiais militares da Força Tática do 1º Comando Regional localizaram e cumpriram a prisão de dois foragidos da Justiça, na manhã desta quinta-feira (22.08), em Cuiabá. Os criminosos foram presos em flagrante em duas ocorrências registradas pela equipe.
Por volta de 09h, a Força Tática recebeu denúncias anônimas sobre um foragido da Justiça que estaria trabalhando em uma loja de materiais de construção, na região da Morada da Serra. Diante das informações recebidas, os militares se deslocaram até o endereço informado e abordaram o suspeito indicado.
Ao verificarem a documentação pessoal do homem, os policiais constataram o mandado de prisão em aberto pelos crimes de roubo e furto, expedido pela 2ª Vara Criminal de Cuiabá. O homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a sede da Polinter para demais providências cabíveis.
Horas depois, os militares da unidade foram informados de que um trabalhador terceirizado de um condomínio de luxo possuía um mandado de prisão em aberto. Com a denúncia recebida, a Força Tática foi até o endereço, abordou o homem e confirmou o mandado expedido pela 2ª Vara Criminal de Cuiabá também pelo crime de roubo.
Diante da situação, o foragido recebeu voz de prisão e foi conduzido à Polinter para registro da ocorrência e entregue para a Polícia Judiciária Civil.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Em quatro meses desde a criação do Programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas, do Governo do Estado de Mato Grosso, a Polícia Militar registrou um aumento de 2.039% no número de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Em novembro e dezembro de 2023, foram contabilizados 82 TCOs. Por outro lado, desde o início deste ano, 1.754 já foram formalizados. O documento registra crimes considerados de menor potencial ofensivo e agilizam o trabalho e a mobilidade das equipes policiais de serviço.
Desde a implementação do programa, os militares dos 142 municípios, que integram os 15 Comandos Regionais, prenderam em flagrante 3.350 pessoas por crimes diversos. As equipes ainda registraram 1.909 ocorrências de tráfico de drogas em todo o Estado, e cumpriram 786 mandados de prisão em aberto contra foragidos da Justiça.
Os dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira (24.3), pelo governador do Estado, Mauro Mendes à imprensa, no Palácio Paiaguás. O programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas foi lançado em 25 de novembro de 2024, em um pacote de medidas integradas que intensificou as ações das Forças de Segurança para combate e enfrentamento a todos os tipos de crimes e para proteção e defesa do cidadão mato-grossense.
“A Polícia Militar que tem feito um trabalho muito exitoso no dia a dia, no fronte, nas ruas, bairros, fazendo enfrentando e promovendo segurança da população. Lançamos o Tolerância Zero e há poucos dias o disque-denúncia contra extorsão de facções. Todas as Forças de Segurança são fundamentais para ganhar essa guerra contra facções criminosas e precisamos manter essas mesmas diretrizes nos próximos anos em Mato Grosso. O programa, ao meu ver, está alcançando os objetivos. A criminalidade no Estado não terá vez e nem espaço”, declarou o governador Mauro Mendes.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, ressaltou o balanço positivo de ações no combate e enfrentamento às facções criminosas em todo o Estado e enalteceu os importantes investimentos por parte do Governo do Estado à instituição, que está mais fortalecida com novas viaturas, armamentos e equipamentos de última geração para o combate da criminalidade.
“Vivemos um momento único na Segurança Pública de Mato Grosso, em especial na Polícia Militar. Observamos homens e mulheres ainda mais comprometidos e valorizados porque sabem que têm um Governo do Estado que apoia a Segurança Pública, que investe, capacita e fortalece às instituições. A Operação Tolerância Zero resgata a sensação de segurança da população em todo o Estado, do campo à zona urbana. Tudo que está acontecendo é uma revolução na Polícia Militar, que completa 190 anos em 2025”, destacou o coronel Fernando.
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade