CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Viola de Cocho presenteada a Ministros do STF em evento comemorativo

Published

on

 

Em um gesto de valorização da cultura mato-grossense, a assessora parlamentar Adriane Martins presenteou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Flávio Dino, com violas de cocho. A entrega ocorreu durante um seminário em celebração aos 35 anos da Constituição do estado de Mato Grosso.

A viola de cocho, reconhecida como patrimônio material e imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é um símbolo da identidade cultural do povo mato-grossense. As peças entregues aos ministros foram especialmente decoradas pelo artista plástico Ozires Paulo, que ilustrou paisagens e elementos da biodiversidade do Pantanal. Essa personalização reforça a conexão do instrumento com a tradição e a natureza exuberante da região.

Para Adriane Martins, o gesto foi uma forma de dar visibilidade à riqueza cultural de Mato Grosso. “A viola de cocho carrega em si a essência e a alma do povo de Mato Grosso. Ao entregá-la aos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, compartilhamos um pouco da nossa história e reafirmamos nosso compromisso com a preservação cultural”, destacou a assessora.

Leia Também:  Comarca de Itiquira está com problemas na central telefônica

O seminário, além de comemorar os avanços institucionais da Constituição estadual, foi uma oportunidade para exaltar a diversidade cultural de Mato Grosso e reforçar o papel da cultura como elemento de união e identidade nacional. O evento destacou a relevância de iniciativas que promovam e preservem as tradições locais, integrando-as ao patrimônio cultural brasileiro.

Com a entrega das violas de cocho, um símbolo tradicional ganha espaço em âmbito nacional, reafirmando a importância da valorização das raízes culturais para a construção de um Brasil mais diverso e integrado.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Campanha de atualização de estoque de rebanhos termina nesta terça-feira (10)

Published

on

A Campanha Estadual de Atualização do Estoque de Rebanhos, obrigatória a todos os produtores rurais de Mato Grosso, termina na próxima terça-feira (10.12). A ação é realizada desde o início de novembro pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea).

Aquele que não realizar o informe dentro do prazo de vigência da campanha pode receber multa no valor de R$ 6.383,00, além de ficar impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

As espécies que precisam ser atualizadas no informe de rebanhos do Indea são: bovinos, bubalinos, suínos (inclusive os de subsistência), ovinos, caprinos, equinos, muares (mula), asininos (burros), aves (peru, pato, marreco, galinha e codorna), peixes, colmeias e as abelhas rainhas. A comunicação de quantidade de cada animal e espécies pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou de forma online, por meio do acesso ao Módulo do Produtor.

A presidente do Indea, Emanuele de Almeida, explica que a campanha serve para nortear o Governo de Mato Grosso no planejamento e execução de políticas públicas na área de defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.

Leia Também:  Escola de Governo oferta 300 vagas para curso online sobre edificações prediais sustentáveis

“Ao termos dados atualizados sobre o quantitativo e locais onde eles estão concentrados, podemos mapear e atuar em caso de risco sanitário, e agir de forma eficaz e certeira”, explica Emanuele de Almeida.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA