CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MATO GROSSO

Seciteci lança videocast para divulgar ciência, tecnologia e inovação em MT

Published

on

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) lançou um videocast para abordar ações e projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos em Mato Grosso. Com formato que combina vídeo e áudio, o “PodTech MT” será divulgado quinzenalmente através do canal da pasta no Youtube.

Cada episódio do Podtech MT é dividido em até três blocos. O primeiro de 2025 foi divulgado nesta terça-feira (4.2) e conta com a participação do titular da Seciteci, secretário Allan Kardec, e os adjuntos Dimorvan Brescancim (Educação Profissional e Superior) e Rodrigo Zanin (Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação). Eles trazem um balanço de 2024 e as expectativas para 2025 – clique aqui para assistir.

“Esse é mais um meio que temos para divulgar as ações da Seciteci e também trazer novas informações sobre ciência, tecnologia, inovação e educação técnica profissionalizante. Estamos cumprindo a nossa missão, enquanto governo, de popularizar o conhecimento científico e tecnológico e incentivando a inovação”, afirmou Allan.

Já no segundo episódio, a conversa foi sobre o Prêmio Inova Mato Grosso e o ecossistema de inovação do Estado. As convidadas foram a superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Seciteci, Lecticia Figueiredo; a agente de inovação do Parque Tecnológico, Patrícia Seixas; e a coordenadora de pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi de MT, Lays Fitaroni. Todos os episódios podem ser vistos no canal da Seciteci no Youtube (clique aqui para acessar).

Leia Também:  Seplag publica edital de seleção para Programa de Residência Técnica

O Podtech MT foi divulgado pela primeira vez, em outubro de 2024, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na ocasião, contou com a participação do secretário Allan Kardec, a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio; o secretário adjunto Dimorvan Brescancim; a superintendente de Regulação e Supervisão da Educação Profissional e Superior da Seciteci, Albéria Cavalcanti, e a coordenadora de Regulação e Supervisão da Educação Superior da Seciteci, Fátima Possamai, entre outros.

*Com supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Mato Grosso registra a menor taxa de desemprego do país no terceiro trimestre

Published

on

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do país no terceiro trimestre de 2025, com um índice de 2,3%, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14.11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado divide a primeira posição com Santa Catarina, que apresenta o mesmo percentual.

O resultado de 2,3% representa uma melhora em relação ao segundo trimestre, quando a taxa de desocupação em Mato Grosso era de 2,8%. O número de pessoas desocupadas caiu de 58 mil para 48 mil entre o segundo e o terceiro trimestre.

De acordo com o levantamento, Mato Grosso conta atualmente com 2,015 milhões de pessoas ocupadas. Entre elas, 1,098 milhão trabalham no setor privado, sendo 866 mil com carteira assinada. No setor público, são 227 mil servidores. Já os postos informais somam 689 mil pessoas, uma redução em relação ao trimestre anterior, quando esse grupo totalizava 719 mil.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem por tentativa de homicídio contra idoso em Campos de Júlio

Outro indicador que aponta melhora no mercado de trabalho é a queda no número de pessoas subutilizadas, aquelas que trabalham menos horas do que poderiam ou estão disponíveis para trabalhar, mas não conseguem uma ocupação. No terceiro trimestre, 126 mil pessoas se encontravam nesta condição, ante 146 mil nos três meses anteriores.

Na comparação com o mesmo período de 2024, também houve avanços. Embora a taxa de desocupação tenha se mantido estável, o número de trabalhadores informais diminuiu 3,9%, passando de 717 mil para 689 mil em 2025. A subutilização também caiu: eram 163 mil pessoas no terceiro trimestre de 2024, contra 126 mil neste ano.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, os números refletem políticas permanentes de incentivo ao empreendedorismo, à atração de investimentos e ao fortalecimento dos diversos setores produtivos.

“O desempenho apresentado pela pesquisa mostra, mais uma vez, que Mato Grosso é um Estado de oportunidades. Esses resultados não acontecem por acaso: são fruto do trabalho contínuo do Governo em estimular a economia, apoiar quem produz e criar condições para que mais pessoas encontrem sua vaga no mercado de trabalho. Estamos fazendo com que, cada vez mais, seja melhor viver em Mato Grosso”, afirmou.

Leia Também:  Empaer e Seplag realizam leilão online e presencial para venda imóvel rural

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA