CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MATO GROSSO

Polícia Militar inicia período de adaptação para 179 alunos do 33º Curso de Formação de Soldados

Published

on

Alunos passarão por atividades administrativas, como fase de adaptação antes do início do curso
Hallef Oliveira | PMMT

A Polícia Militar de Mato Grosso deu início, nesta segunda-feira (10.3), ao período de adaptação para 179 alunos que farão parte da turma do 33º Curso de Formação de Soldados (CFSD), da instituição. Os novos alunos soldados se apresentaram na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap-PMMT), em Cuiabá.

A turma é composta por 143 homens e 36 mulheres, aprovados no concurso público da Segurança Pública de Mato Grosso, realizado no ano de 2022. Os novos alunos foram chamados em janeiro deste ano, conforme anunciado pelo governador Mauro Mendes como uma das medidas do Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado.

O comandante da Esfap, tenente-coronel Victor Lúcio do Prado, acompanhou a chegada e deu as boas vindas aos novos alunos. O comandante explicou a importância da formação e as etapas que os novos soldados passarão durante todo o curso, dentro da formação.

Leia Também:  3ª Câmara de Direito Privado realiza Plenário Virtual dias 13 e 14 de novembro às 8h

“É uma honra ter os senhores se juntando à nossa família de Polícia Militar e saibam que todos são muito bem vindos na nossa escola de formação. O caminho até a formatura não será fácil, mas contará com muito aprendizado, capacitação de técnicas aprimoradas e ensinamentos com equipamentos modernos, para que todos possam sair daqui prontos para prestarem toda a defesa da nossa sociedade e ajudar a manter a tolerância zero ao crime, em nosso Estado”, completou.

Os alunos foram divididos em oito pelotões, que serão os grupos de trabalho durante a formação. O curso terá início oficial no mês de abril, com previsão de duração de 10 meses, com 1.850 horas/aulas, dentro de 40 disciplinas e estágio prático supervisionado.

Curso de Formação de Soldados

Os novos soldados da Polícia Militar de Mato Grosso passam por um curso de formação para estarem aptos a atuarem nas ruas. A última edição do curso, finalizada em abril de 2024, formou 509 soldados, que atualmente prestam serviços reforçando o efetivo militar nas cidades do interior do Estado.

Leia Também:  Seduc apresenta resultados de indicador de aprendizagem nesta quinta (04)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Mato Grosso registra a menor taxa de desemprego do país no terceiro trimestre

Published

on

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do país no terceiro trimestre de 2025, com um índice de 2,3%, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14.11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado divide a primeira posição com Santa Catarina, que apresenta o mesmo percentual.

O resultado de 2,3% representa uma melhora em relação ao segundo trimestre, quando a taxa de desocupação em Mato Grosso era de 2,8%. O número de pessoas desocupadas caiu de 58 mil para 48 mil entre o segundo e o terceiro trimestre.

De acordo com o levantamento, Mato Grosso conta atualmente com 2,015 milhões de pessoas ocupadas. Entre elas, 1,098 milhão trabalham no setor privado, sendo 866 mil com carteira assinada. No setor público, são 227 mil servidores. Já os postos informais somam 689 mil pessoas, uma redução em relação ao trimestre anterior, quando esse grupo totalizava 719 mil.

Leia Também:  Plano Estadual Pena Justa terá propostas apresentadas sociedade civil

Outro indicador que aponta melhora no mercado de trabalho é a queda no número de pessoas subutilizadas, aquelas que trabalham menos horas do que poderiam ou estão disponíveis para trabalhar, mas não conseguem uma ocupação. No terceiro trimestre, 126 mil pessoas se encontravam nesta condição, ante 146 mil nos três meses anteriores.

Na comparação com o mesmo período de 2024, também houve avanços. Embora a taxa de desocupação tenha se mantido estável, o número de trabalhadores informais diminuiu 3,9%, passando de 717 mil para 689 mil em 2025. A subutilização também caiu: eram 163 mil pessoas no terceiro trimestre de 2024, contra 126 mil neste ano.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, os números refletem políticas permanentes de incentivo ao empreendedorismo, à atração de investimentos e ao fortalecimento dos diversos setores produtivos.

“O desempenho apresentado pela pesquisa mostra, mais uma vez, que Mato Grosso é um Estado de oportunidades. Esses resultados não acontecem por acaso: são fruto do trabalho contínuo do Governo em estimular a economia, apoiar quem produz e criar condições para que mais pessoas encontrem sua vaga no mercado de trabalho. Estamos fazendo com que, cada vez mais, seja melhor viver em Mato Grosso”, afirmou.

Leia Também:  Força Tática desarticula quadrilha e prende quatro pessoas por comércio ilegal de armas

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA