A atleta da Seleção Brasileira de Skate, Isabelly Ávila, e a finalista Olímpica em Paris (2024) e campeã mundial, Raicca Ventura, levaram a melhor e conquistaram o primeiro lugar nas modalidades Street e Park Pro, respectivamente, na inauguração do maior complexo de skate da América Latina, o Skate Park, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, durante a etapa final do Campeonato Nacional de Skateboarding, neste domingo (21.12). No masculino, Wallace Gabriel, finalista no World Skate Tour no Japão, e Pietro Nunes, de 14 anos com técnica impecável, sagraram-se campeões da etapa nas modalidades Street e Park, respectivamente.
Realizado pela Confederação Brasileira de Skateboarding, em parceria com a Federação Mato-grossense de Skate (FMTSK), o evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Com entrada gratuita, cerca de 10 mil pessoas acompanharam as competições durante os cinco dias do Circuito.
“Foi fenomenal e inacreditável. Mais do que sonhávamos: a final de um brasileiro com os melhores skatistas do país. Todos gostaram muito da pista, da estrutura, desde alojamento, climatizadores, lanches, só tivemos elogios”, avalia o presidente da Federação Mato-grossense de Skate (FMTSK), Roberto Gonçalves Peron, o Bob Peron.
Os atletas elogiaram a estrutura. De São Paulo, Vitor Hugo, da categoria Street, avaliou a qualidade das pistas. “Estou muito feliz de estar aqui, conhecendo Cuiabá pela primeira vez, e também feliz porque fizeram um Park de skate de alta qualidade para andarmos. A estrutura está sensacional, uma das maiores que eu já participei”, destacou.
Ele já praticou de outras etapas do Brasileiro e do STU (Skate Total Urbe), principal circuito brasileiro de skate, que promove competições profissionais de Street e Park para atletas de elite. “É uma estrutura legal de estar, com alimentação e climatização para os atletas”, completou.
Outros destaques do circuitos nacionais e internacionais de skate que prestigiaram as pistas do Skate Park foram Augusto Akio, de medalhista olímpico e campeão mundial na modalidade Park, Luiz Francisco, de São Paulo (SP), quarto lugar na Olimpíadas de Tóquio (2020), com participação no Circuito Mundial, e Dora Varella, que acumula duas olimpíadas, sendo a quarta colocação em Paris. A delegação da Seleção Brasileira de Skate, com 21 pessoas, também compareceu em peso.
O Skate Park é o primeiro espaço em Mato Grosso a ter pista na modalidade Park, com “piscina” e “grande bacia”, o Bowl, que prioriza a fluidez e capacidade técnica. “A categoria Park é inédita em Mato Grosso. Esta é a primeira pista do Estado”, explica Bob. Na modalidade Skate Street, o esportista simula manobras em um ambiente urbano, com obstáculos como corrimãos, escadas, bancos e muretas.
Amador e Master
Vicente Rigobello e Paulo Oliveira foram os vencedores masculinos na categoria amador, nas modalidades Park e Street, respectivamente. De Fortaleza, Júlia Cidrão venceu no feminino, modalidade Street. Já Marcos Vasconcelos foi o primeiro lugar no masculino Master.
Nos últimos dias vídeos estão circulando nas redes sociais mostrando supostas rachaduras no trecho do Portão do Inferno, na rodovia MT-251 entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Diante dos questionamentos proporcionados pelas imagens, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) traz esclarecimentos sobre a situação do local.
As trincas mostradas no chão correspondem às juntas de dilatação, elementos previstos em grandes estruturas de concreto. O local é monitorado diariamente pela Sinfra-MT e este monitoramento não indica risco iminente de colapso.
O que são juntas de dilatação
Juntas de dilatação são espaços projetados nas estruturas para permitir pequenas movimentações naturais causadas por variações de temperatura, peso dos veículos e diferenças de comportamento entre materiais. Elas funcionam como uma folga necessária para que o concreto possa se expandir ou se contrair sem gerar fissuras desordenadas.
Um exemplo comum está nas calçadas, que possuem cortes regulares no concreto para evitar rachaduras. Em grandes obras, como pontes e viadutos, esse tipo de junta é ainda mais essencial.
No caso do Portão do Inferno, as trincas visíveis estão localizadas na transição entre o viaduto, que é uma estrutura rígida de concreto armado, e o pavimento apoiado sobre o solo. Como esses dois elementos se movimentam de forma diferente, é esperado que ocorram pequenas aberturas no asfalto nesta região.
Essa diferença gera movimentações pequenas e controladas, que se manifestam justamente nas juntas. As medições realizadas por técnicos que acompanham a situação do local não indicam movimentações atípicas.
Monitoramento constante
Desde o início das intervenções no Portão do Inferno, o local passa por monitoramento técnico contínuo, realizado por equipes especializadas. As juntas e trincas são medidas periodicamente.
Esse acompanhamento permite identificar qualquer alteração fora do padrão esperado e, até o momento, não há indicativos de deslocamento estrutural que exijam novas medidas emergenciais além das que já foram adotadas.
No entanto, é importante ressaltar que o risco existe e é por isso que há medidas preventivas em relação ao trânsito no local. O risco nunca foi ignorado e é o motivo da realização de obras emergenciais no local.
Entre as medidas adotadas estão: – instalação de barreiras dinâmicas para conter quedas de blocos rochosos; – remoção de grandes blocos instáveis; – restrição ao tráfego de veículos pesados; – interrupções preventivas da rodovia em períodos de chuva intensa.
Essas ações foram implementadas justamente para reduzir os riscos enquanto a solução definitiva para o trecho é desenvolvida.
O Governo de Mato Grosso já confirmou que a solução definitiva para o Portão do Inferno será a construção de um túnel, alternativa considerada mais segura e com menor impacto ambiental e paisagístico. A licitação para contratação da empresa que será responsável pela elaboração do projeto e execução da obra está marcada para o dia 9 de março.
Situação semelhante em Cuiabá
Caso parecido ocorreu recentemente na Ponte Mário Andreazza, em Cuiabá, quando vídeos nas redes sociais alertavam para rachaduras, sendo que as trincas também eram juntas de dilatação.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.