CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Bolsista do Estado, atleta de natação representa MT em Camping Escolar Paralímpico

Published

on

A atleta de natação, Aline Haenisch, participou da 1ª fase do Camping Escolar Paralímpico 2025, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, em São Paulo (SP).

Bolsista do programa OlimpusMT da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Aline conquistou três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares 2024 e vivenciou, no camping, a rotina de um atleta de alto rendimento. Ela é deficiente visual.

“Vou levar muito aprendizado para Mato Grosso. É uma vivência de atleta de alto rendimento, uma semana bem puxada, bem corrida. Mas viver essa experiência foi maravilhoso”, disse Aline.

Durante o período na capital paulista, a jovem nadadora mato-grossense participou de treinos, testes e avaliações, bem como de palestras com especialistas e atletas. As atividades terão ainda acompanhamento de profissionais da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.

Aline faz parte da equipe de natação do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande e é treinada pela professora Daniele Vilela.

Leia Também:  Mato Grosso representa 45% do saldo positivo da balança comercial brasileira

O outro representante de Mato Grosso no Camping Paralímpico é o atleta de tênis de mesa, Emanuel Ferreira Da Silva, que mora em Sinop.

No total, 129 esportistas, com idade entre 11 e 17 anos, de 20 Estados e do Distrito Federal, estão no Camping Escolar Paralímpico, que dispõe de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte custeados pelo CPB.

Para a 1ª Fase de 2025, foram convocados atletas de dez modalidades, selecionados a partir da atuação nas Paralimpíadas Escolares 2024.

Aos 17 anos, Aline Haenisch teve sua última participação na competição escolar nacional em 2024 e conta que a convocação para o camping representa um reconhecimento por todo esforço, treinamentos e dedicação desses últimos anos.

“E esse mérito não é só meu, essa convocação não é só minha, porque eu contei com todo o suporte que eu precisava de técnicos, staffs e do Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso, que sempre me ajudou com transporte, alimentação, suplementação e a compra dos materiais. Tudo isso foi muito importante para a minha evolução na natação”, destacou a nadadora paralímpica.

Leia Também:  SES realiza 2ª Jornada Estadual de Imunização para fortalecimento de ações em MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema mobiliza sociedade para construção dos planos de gestão da Bacia do São Lourenço

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do São Lourenço iniciaram a mobilização para garantir a participação da sociedade na elaboração do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço, localizada na região sul do Estado. Os dois instrumentos de gestão são ferramentas essenciais para garantir o uso múltiplo, racional e sustentável da água.

Para garantir o envolvimento da sociedade, foi criado um site (www.prh-p5.com.br) com informações sobre a importância e área de abrangência da bacia hidrográfica, cronograma de atuação e detalhes sobre os produtos que serão elaborados para a gestão da Bacia do Rio São Lourenço. Foi disponibilizado ainda canal de acesso via whatsapp (66) 99999-6957. Acesse aqui o vídeo explicativo sobre o assunto.

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Magalhães Noquelli, destaca que os instrumentos de gestão devem ser concluídos até 2026 e que ao longo do seu desenvolvimento serão realizados diversos eventos para apresentação dos estudos elaborados e para recebimento de contribuições.

Leia Também:  Magistrada de Mato Grosso participa de encontro em Paris sobre prevenção e crise das empesas

“Precisamos trazer os usuários, o poder público e a sociedade civil como um todo para a discussão da gestão de recursos hídricos para garantirmos o uso múltiplo, racional e sustentável das águas, prevenindo crises e conflitos hídricos e promovendo a saúde humana, bem como a proteção e recuperação dos ecossistemas aquáticos, em benefício das gerações presentes e futuras”, ressaltou.

A presidente do Comitê da Bacia do São Lourenço, Milly Siqueira Almeida, explicou que a base hidrográfica do São Lourenço possui características marcantes e abrange 14 municípios.“O principal contribuinte da bacia é o Rio Vermelho, um rio turvo que possui bastante sedimento. Já o Rio São Lourenço mesmo, de onde ele nasce, na região de Campo Verde, Jaciara e Juscimeira é extremamente claro, de águas cristalinas. E quando os dois se encontram, o São Lourenço com o Rio Vermelho, já é característica de pantanal”.

Segundo o consultor socioambiental, Flávio Ribeiro Rocha, a elaboração do plano de recursos hídricos e da proposta de enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço foi dividida em cinco etapas: levantamento de informações, diagnóstico, prognóstico, enquadramento e plano de ações.

Leia Também:  Mato Grosso representa 45% do saldo positivo da balança comercial brasileira

Dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) já instalados em Mato Grosso, três (CBH Sepotuba, CBH Cabaçal e CBH Alto Paraguai Superior) já estão com os planos de bacias hidrográficas aprovados e outros dois, CBH Alto Cuiabá e do CBH São Lourenço, estão em desenvolvimento. Existem ainda os CBHs do Alto Rio das Mortes, Alto Araguaia, Arinos, Jauru e o Baixo, Médio e Alto Teles Pires.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA