CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Trezentas refeições de rico valor nutricional foram servidas pelo Restaurante Popular no primeiro dia de atuação com nova estrutura

Published

on

O Restaurante Popular ‘Elza Fortunato Biancardini’, da Prefeitura de Cuiabá, serviu cerca de 300 refeições na terça-feira (14), no primeiro de retomada do atendimento após uma ampla reestruturação. O processo de modernização do espaço foi acompanhado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

O Restaurante Popular funciona de segunda à sexta-feira (excetuando feriados e finais de semana), no horário das 11h às 14h, é coordenado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

“O cardápio oferecido no Restaurante Popular é notável por sua variedade e equilíbrio. Cada refeição é composta por proteínas, saladas, carboidrato, suco e sobremesa. O preço simbólico demonstra o compromisso da gestão em tornar a alimentação balanceada e de qualidade acessível a todos, promovendo assim a inclusão social e a melhoria da segurança alimentar. Gradativamente, o atendimento será ampliado e chegaremos a 1,7 mil refeições servidas todos os dias. Em um mês serão mais de 30 mil”, explica o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

“O flagelo da fome atinge milhares de famílias, como indicam os levantamentos feitos nos últimos anos, e sua erradicação exige políticas públicas eficientes. O entendimento da gestão Emanuel Pinheiro é de trabalhar ainda mais pelo fortalecimento e aplicação da política de assistência social. A fome machuca e por isso é tão urgente à atuação e por isso o Restaurante Popular aliado ao maior programa de combate à fome da história de Cuiabá, o Prato Cheio. Hoje, o Prato Cheio já possibilita o acesso a refeições em valor simbólico em bairros distantes, mas é preciso o reconhecimento quanto a necessidade de possibilitar ao cidadão ferramentas para o crescimento. Ou seja, ações que perpassam pelo ensino, pela qualificação, por garantir o acesso aos direitos e a Prefeitura de Cuiabá atua firmemente nesse propósito. A gestão trabalha alicerçada pelo compromisso de humanizar e de servir aos que mais precisam. Somente nos 14 Centros de Referência que mantemos são quase nove mil atendimentos todo mês. Temos mais de 128 mil famílias no CAD Único, sendo 55 mil classificadas no mais alto grau de pobreza”, declarou Márcia Pinheiro.

Leia Também:  Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão

O Restaurante Popular passou por reforma completa abrangendo diversas áreas, desde a modernização da cozinha até a renovação da área de atendimento e refeições. As instalações foram atualizadas para garantir padrões rigorosos de higiene e segurança alimentar, priorizando também a acessibilidade, com banheiros adaptados, cozinha com equipamentos de qualidade e refeitório com espaços adequados para atender o maior número de pessoas diariamente. A capacidade de atendimento é de 1,7 mil refeições por dia.

Além disso, para facilitar o acesso daqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção, o restaurante possui dois andares, sendo o piso térreo para atendimento preferencial dos idosos, pessoas com deficiência, dentre outros.

Mesmo com a retomada dos atendimentos presenciais no Restaurante Popular, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, reforça seu compromisso com a assistência à população em situação de rua. A distribuição diária de refeições (marmitas) permanece como uma iniciativa fundamental para garantir alimentação e dignidade a esse público vulnerável.

Ao todo, são distribuídas diariamente 450 refeições, demonstrando o empenho da administração municipal em assegurar o acesso a uma alimentação adequada e digna para aqueles que enfrentam desafios diários nas ruas da cidade.

Leia Também:  Prefeitura e Câmara criam pontos de doação para família de Emelly

A equipe de abordagem da Secretaria realiza as entregas nos principais pontos de concentração da população em situação de rua, abrangendo áreas como Morro da Luz, Beco do Candeeiro, Rodoviária, Prainha, Barão de Melgaço, entre outros. “Esse esforço contínuo visa alcançar o maior número possível de pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira. O Restaurante Popular está localizado na Rua Barão de Melgaço, nº 3061 – Centro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Alunos de Cuiabá plantam 259 mudas de árvores na Orla do Porto

Published

on

Setenta criancas matriculadas no 5º ano da Escola Municipal Tereza Lobo participaram na quarta-feira (12) de um plantio de 250 árvores na região da Orla do Porto de Cuiabá. Durante a ação, servidores da Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana), fez a limpeza dos arredores para garantir a higiene do local.

O projeto “Plantar ” visa trabalhar a consciência de novas gerações para a importância de manter o lema “Cuiabá Cidade Verde”, potencializando o surgimento de árvores para conter a alta temperatura climática.

O projeto, idealizado pelo vereador Mario Nadaf, tem o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Limpeza Urbana.

No primeiro dia, foram plantadas 259 árvores armamentais e de sombra. São exemplos disso Ypê Branco, Rosa , Amarelo , Grande Porte , Ypé de Jardim de pequeno porte e oiti (grande porte).

De árvores frutíferas, foram plantadas de pequeno e grande porte: cajazinho, amora, araça, acerola, jaboticaba, cajú, bocaiúva e outros.

“A ecologia e o meio ambiente são temas que precisamos ensinar as crianças não apenas em sala de aula. Mas, na prática, para ter a conscientização e saber preservar. É o que estamos vivenciando com este projeto”, elogia o professor Gabriel Magalhães, diretor da escola Tereza Lobo.

Leia Também:  Prefeito recebe representantes da comunidade LGBTQIA+ e abre portas para diálogo

O secretário de Planejamento Urbano, Afonso Portocarrero saiu em defesa classificando a ação como exemplo de micropolítica sustentável.

“O Meio Ambiente é como cuidar da casa. A cidade nasce, vive e morre. Queremos trabalhar a consciência de novas gerações. Um ato simples de plantio que representa muito para o meio ambiente. Trabalhar o verde de forma mínima estimula a consciência e impulsiona ações maiores”, afirma.

O vereador Mário Nadaf agradeceu o apoio do prefeito Abilio Brunini em manter a execução do projeto que contribui para resgatar Cuiabá como Cidade Verde.

“O prefeito tem muita sensibilidade neste tema porque é um arquiteto e urbanista e sabe da importância do desenvolvimento sustentável. Tem meu apoio para desenvolver mais ações neste sentido. Em 12 anos, já plantamos 60 mil mudas, disse

A vereadora Maria Avalone enalteceu o projeto do vereador Mario Nadaf, defendendo que se prolongue no tempo para contemplar ainda mais a população cuiabana. “Meio ambiente e boas práticas é o que precisamos urgente. Um tema defendido no Legislativo com apoio do atual prefeito. Tenho certeza que Cuiabá vai avançar muito a partir de novas políticas”.

Leia Também:  Prefeitura, Famato e TJMT realizam evento voltado ao autismo

#PraCegoVer

A foto ilustra crianças agachadas próximo a um buraco reservado para a plantação de uma árvore. Todas são supervisionadas por adultos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA