CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

“Seria bom se existisse um hospital como este na minha região”, diz dona de casa que está com o filho internado no HMC

Published

on

A dona de casa Roberta da Silva, 29 anos, do município de Barra do Bugres (a 175 km de distância de Cuiabá) está feliz com o tratamento adequado que seu filho, Miguel Pedroso, 8 anos, está recebendo no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC. 

“Seria bom se existisse um hospital como este na minha região, pois é ruim ficar longe da família. Meu filho ficou com o olho inchado e como o município onde residimos não atende esse tipo de especialidade, fomos encaminhados para o município de Arenápolis (a 234 km de distância de Cuiabá), onde ficou internado. Sem êxito no tratamento, a Central de Regulação encaminhou meu filho para o HMC”, explicou.  

Segundo a mãe de Miguel, ele foi diagnosticado com Celulite Orbital, uma infecção que afeta o tecido dentro da órbita e em volta e atrás do olho. Esta inflamação pode ter diferentes causas como: sinusite, rinite, gripes agressivas, picadas de insetos, traumas oculares entre outras. 

Leia Também:  Adevair quer homenagear líder comunitária com nome de avenida

“O atendimento aqui no HMC é muito bom. Quando é preciso fazer exames ou passar por um especialista não é necessário deslocar para outro local, aqui tem tudo que ele precisa. Meu filho está quase 100%. O olho dele já está desinchando, acredito que logo ele receberá alta médica”, disse a mãe de Miguel.

Segundo o diretor-técnico do HMC, Vinicius Gatto, Miguel passou por avaliação com médicos oftalmologista, infectologista, bucomaxilofacial e pediatra, além dos cuidados da enfermagem e equipe multidisciplinar. “Ele passou por procedimento oftalmológico, no momento o mesmo continua sob nossos cuidados para concluir a antibioticoterapia para receber alta hospitalar”, informou. 

Para a mãe de Miguel é um alívio saber que o filho está recebendo todos os cuidados necessários. “Somos muito bem tratados no HMC. Estou surpresa com a qualidade deste hospital, aqui ele é acompanhado com médicos de várias especialidades. Mesmo estando internado ele distrai porque ele brinca, tem brinquedos, faz atividades com a ajuda da pedagoga. A comida que recebemos é muito boa, recebemos fruta, gelatina e o cardápio é bem variado. O quarto é bem confortável e a cama é grande”, avaliou a dona de casa, que disse não imaginar tanta qualidade e acolhimento. 

Leia Também:  Horto Florestal contabiliza mais de duas mil visitas escolares no primeiro semestre deste ano

Paulo Ros, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC, ressalta que a unidade é bem completa e abrangente. “A gestão Emanuel Pinheiro trouxe tudo de mais novo e moderno, com diversas especialidades médicas para tratar muitas patologias dos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. Hoje o HMC é o ‘coração’ da saúde, extremamente essencial para a população, com muitos atendimentos a pacientes de municípios do interior do Estado e da capital, Cuiabá”, finalizou Ros.  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Advertisement

CUIABÁ

Torcedores não se intimidam com frio e curtem jogo do Brasil em seis bairros de Cuiabá

Published

on

A temperatura de 14°C registrada em Cuiabá na noite desta quarta-feira (24), considerada atípica para uma cidade conhecida pelo calor intenso durante a maior parte do ano, não afastou os torcedores que participaram da campanha Minha Rua é Show de Bola. Nos seis pontos contemplados pela Prefeitura de Cuiabá, moradores se reuniram para acompanhar a partida entre Brasil e Escócia em telões instalados nos bairros, reforçando o espírito de comunidade e a tradição das ruas decoradas durante os jogos da Seleção Brasileira. O Brasil venceu a partida por 3 a 0.

A ação, idealizada pelo prefeito Abilio Brunini, transformou ruas da capital em verdadeiras arquibancadas a céu aberto, reunindo famílias, amigos e vizinhos para torcer pela Seleção Brasileira em um ambiente de confraternização e integração comunitária.

Os seis telões foram instalados na Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa; Rua Lages, no CPA I; Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. A estrutura contou ainda com tendas, cadeiras, distribuição de água e apoio operacional da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Durante a transmissão da partida, o prefeito Abilio Brunini visitou algumas das ruas contempladas para acompanhar de perto a participação dos moradores e prestigiar o trabalho realizado pelas comunidades na decoração dos espaços. Nas visitas, conversou com os moradores, observou os detalhes das pinturas e reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da convivência entre os bairros.

“Ver as ruas decoradas, as famílias reunidas e os vizinhos trabalhando juntos por um objetivo comum mostra que o futebol vai muito além das quatro linhas. O Minha Rua é Show de Bola resgata uma tradição bonita dos bairros e fortalece o sentimento de pertencimento e comunidade entre os moradores de Cuiabá. Fiz questão de visitar algumas dessas ruas para agradecer pessoalmente o empenho de todos que participaram dessa mobilização”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Prefeito inaugura estrutura do complexo multiuso no bairro Novo Terceiro

Em visita ao bairro Ribeirão do Lipa, o prefeito também destacou a continuidade da ação nas próximas fases da competição. “Agora já sabemos o próximo jogo da fase, então vai ter sim. Serão novas ruas sorteadas e quatro telões, como é o padrão normalmente. É torcer para que não esteja frio nem chovendo, para que a população possa ir para a rua com tranquilidade. O objetivo é levar as pessoas ao espaço público, fortalecer o convívio e a vivência da comunidade”, pontuou.

Morador do bairro João Bosco Pinheiro, Emerson Germano destacou que a escolha da rua foi resultado do empenho coletivo dos moradores.

“Todo mundo ajudou de alguma forma. Teve gente que pintou, que arrecadou material, que organizou a rua e chamou os vizinhos para participar. Ver o telão montado hoje é uma recompensa para todo esse esforço coletivo.”

Em diversos bairros, os preparativos começaram semanas antes do início da competição. Mais de 12 moradores do Residencial João Bosco Pinheiro se mobilizaram para pintar as ruas, confeccionar bandeiras, desenhar jogadores e produzir decorações inspiradas na Seleção Brasileira. As ações tiveram início em meados de maio e seguiram até mesmo durante a madrugada, em sistema de revezamento entre os participantes.

A adolescente Verônica Vittoria contou que participar da decoração foi uma experiência especial para a comunidade.

“Foi muito legal participar. A gente pintou bandeiras, desenhou jogadores e deixou a rua toda no clima da Copa. Quando vimos que a nossa rua foi escolhida, foi uma alegria para todo mundo. Valeu cada dia que a gente passou ajudando na decoração.”

Esta foi a terceira transmissão realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio da campanha Minha Rua é Show de Bola.

No primeiro jogo da Seleção Brasileira, contra Marrocos, realizado no sábado (13), os telões foram instalados na Rua Ponta Grossa, no bairro CPA I, e na Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco.

Leia Também:  Adevair quer homenagear líder comunitária com nome de avenida

Já na partida entre Brasil e Haiti, realizada na sexta-feira (19), cinco telões foram disponibilizados à população. Os locais contemplados foram a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; e a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu uma estrutura especial voltada para a comunidade haitiana residente na capital.

Mais do que assistir a um jogo de futebol, os moradores revivem uma tradição que marcou gerações. As ruas decoradas, os encontros ao ar livre e a convivência entre famílias despertam um sentimento de nostalgia que há muito tempo não era visto com tanta intensidade nos bairros da capital.

Para Rogério Miranda, a iniciativa também contribuiu para aproximar os moradores e resgatar uma tradição dos bairros. “Além do futebol, a campanha uniu as famílias e fortaleceu a amizade entre os vizinhos. A gente também agradece à Prefeitura por incentivar esse movimento e proporcionar esse momento de convivência para a comunidade”, pontuou.

O concurso Minha Rua é Show de Bola foi criado pela Prefeitura de Cuiabá para incentivar a participação popular e fortalecer os laços comunitários durante os jogos da Seleção Brasileira.

A ideia surgiu a partir da proposta de resgatar a tradição das ruas decoradas, tão comum em décadas anteriores, estimulando moradores a trabalharem juntos em prol de um objetivo comum.

Os moradores gravam vídeos mostrando a decoração da rua e enviam o material para os canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá. Os vídeos são publicados nas redes sociais da administração municipal para votação popular. As ruas vencedoras são definidas com base na mobilização da comunidade e na interação obtida nas publicações, e recebem estrutura com telões, tendas, cadeiras, água e apoio logístico para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA