CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá leva conhecimento para novos apicultores da Comunidade São Jerônimo

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, apresentou técnicas de manejo para futuros apicultores e empreendedores na produção de mel, na última quinta-feira (30).

Dentre as ações apresentadas, é citado o período limitado de néctar para alimentação das abelhas. Para não perdê-las, é fornecido um alimento artificial, preparado de caseira. A técnica já é conhecida e aplicada pelos cerca de 40 apicultores que compõem a Cooperativa Cuiabana de Apicultores (Coopabel) e foi demonstrada para futuros empreendedores na criação de abelhas da Comunidade São Jerônimo, zona rural de Cuiabá. O trabalho conduzido pela prefeitura aconteceu na propriedade da produtora de mel Lívia Terezinha de Andrade Souza e contou com a presença de vários interessados da região. Na oportunidade, também foi entregue o kit de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a anfitriã da propriedade.

O programa de apicultores visa alcançar novas pessoas de assentamentos rurais e produtores de modo que exerçam outras atividades rentáveis e continuem no campo.

“O prefeito Abilio quer corrigir e melhorar o que precisa ser melhorado, além de manter o que é viável. E a apicultura, do Programa Agro da Gente, é uma iniciativa rentável e de baixo custo de investimento, praticamente zero, exige o cuidado do apicultor. E aqui hoje, nos mostraram na prática o que já conhecem bem e poderão ajudar os interessados. Vocês são empreendedores e esse sucesso está em vocês, não depende de investir na terra. O nosso desejo é de que a Secretaria de Agricultura possa contribuir com a Agricultura Familiar e nisso a apicultura pode melhorar a renda dos trabalhadores do campo”, destacou o secretário Felipe Corrêa.

Leia Também:  Prefeito lamenta falecimento de membro da Academia Mato-Grossense de Letras aos 96 anos

Sem flores para produzirem o néctar, é necessário preparar uma alimentação artificial açucarada com composição apropriada para abastecer as melgueiras. O processo dificulta a criação de abelhas rainhas, uma vez que estas se alimentam exclusivamente da geleia real. O que prolifera mais são abelhas operárias, além dos zangões.

“Ainda que possa ter algumas poucas flores, as chuvas lavam o pólen, por isso a escassez do alimento”, explicou a apicultora, assistida pelo presidente da Coopabel, Juraci Rodrigues do Nascimento.

Dona Lívia iniciou em 2021 e não se cansa de buscar conhecimento, tendo colhido os resultados. No ano passado a colheita de mel lhe rendeu cerca de 250 kg do produto. Com quase 30 caixas de abelhas, já está se habilitando para outros produtos à base do mel, entre eles o hidromel (uma bebida) que está em fase experimental e também no ramo da cosmetologia, para a qual está buscando se preparando.

Os participantes vivenciaram na prática o trabalho de alimentação artificial e o manuseio as abelhas, no finalzinho da tarde. Para o trabalho, todos estavam devidamente paramentados com o EPI, botas e luvas apropriadas, seguindo as instruções do presidente da Coopabel, Juraci Rodrigues.

Leia Também:  Começou o Grande Arraiá de Cuiabá com diversão para toda a família

Para concluir, o secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão, reforçou que a equipe da Secretaria de Agricultura está empenhada em ser útil para ajudar a prosperar. “Aproveitem o momento para se capacitar, adquirir conhecimento”, pontuou.

Além do secretário Felipe Corrêa e do secretário Adjunto Vicente Falcão, também participaram o Diretor de Agricultura e Abastecimento Renildo França, o Coordenador de Agricultura Engenheiro Agrônomo Pedro Mello, Equipe Técnica da Diretoria de Agricultura e Abastecimento, sendo o engenheiro Reginaldo Lemos, o Zootecnista Fernando Caxeiro, e o coordenador de Feiras de Abastecimento Alimentar de Cuiabá, Luiz Alberto Rodrigues Leite.

COOPABEL

A Coopabel, foi criada para dar o suporte técnico do início ao fim do processo produtivo, que é a venda do produto com os critérios e garantias de origem e qualidade, obedecendo os padrões de inspeção sanitária.

#ParaCegoVer

A imagem mostra o manejo de uma caixa de abelha, por quatro pessoas vestidas com equipamentos de proteção individual, em ambiente rural. A roupa é uma espécie de proteção que cobre todo o corpo e cabeça, de modo a evitar ferroadas de abelhas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Mutirão fiscal que dá 95% de desconto em IPTU termina amanhã

Published

on

Termina nesta terça-feira (25) o Mutirão Fiscal realizado pela Prefeitura de Cuiabá, que concede 95% de descontos em juros e multas às dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis), lançadas até dezembro de 2023.

Também poderão ter descontos, em até 50% do valor principal, multas de trânsito aplicadas pelos agentes da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), lançadas até o dia 31 de dezembro de 2023, terão até 50% de desconto no valor principal.

O mesmo critério vale para as multas ambientais. Os interessados em pagar esses débitos com desconto, poderão até o dia 28 de fevereiro, aderir ao Mutirão Fiscal pelo Portal de Serviços da Prefeitura de Cuiabá, por meio do seguinte endereço eletrônico: www.cuiaba.mt.gov.br ou pelo Portal Refis Online www.refis.cuiaba.mt.gov.br

Outra opção é comparecer presencialmente na sede da Procuradoria Fiscal, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 490, Cuiabá, 78043-415.

Leia Também:  Aquece Cuiabá destina 200 cobertores à população da região do Sucuri

O desconto de 95% em juros e multas são destinados ao pagamento à vista dos débitos. De 2 a 12 parcelas, o desconto é de 60%, enquanto acordos firmados com 13 a 24 parcelas é de 50%. De 25 a 48 parcelas, o teto do desconto é de 30%.

O procurador fiscal Ricardo Alves explica que se trata de uma boa oportunidade aos contribuintes inadimplentes. “A multa de trânsito tem desconto de 50% no valor principal quando pago à vista. A Procuradoria do Município está de portas abertas aos cidadãos para resolver as pendências fiscais”, explica.

O Mutirão Fiscal é resultado de uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

#PraCegoVer

A matéria é ilustrada com a foto da sede da Prefeitura de Cuiabá. A imagem captada por drone ilustra também a Praça Alencastro. A foto exibe árvores com destaque ao prédio com cores verdes e brancas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA