CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá entrega 236 certificados do Qualifica Juventude em 2023

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), realizou nesta quarta-feira (13) a cerimônia de entrega dos 236 títulos de qualificação profissional para os alunos que concluíram os cursos oferecidos em 2023 pelo Qualifica Juventude. A solenidade ocorreu no Complexo Cuiabanco, com a presença de representantes da SMATED e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-MT), entidade responsável por ministrar os workshops profissionalizantes.

Danielly Bettina, que concluiu o curso de design de sobrancelhas, demonstrou satisfação com a nova área de atuação. “As aulas foram explicativas, tudo que aprendíamos, já colocávamos em prática com nossas colegas de curso. Eu gostei muito, pois foi disponibilizado todo material para iniciarmos os atendimentos e fazermos disso uma fonte de renda”, afirmou Danielly, que já está construindo uma clientela no ramo de modelagem de sobrancelhas.

O programa Qualifica, idealizado pela primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro, visa reduzir o desemprego em Cuiabá, promovendo a independência financeira. Em parceria com o Senac-MT, os cursos do ‘Qualifica Juventude’ 2023 proporcionaram qualificação e inclusão no mercado de trabalho para jovens entre 15 e 29 anos.

Leia Também:  Michelly Alencar cobra providências na educação de Cuiabá durante reunião da comissão

Os acadêmicos receberam certificados dos cursos profissionalizantes, nas especialidades de assistente de marketing e vendas, cerimonial e protocolo para eventos, design de sobrancelhas, depilação egípcia, empreendedorismo digital, excelência em atendimento e vendas, informática básica (módulo 1 ao 4), inglês básico aplicado aos serviços turísticos, marketing em mídias digitais e redes sociais, Qualidade no Atendimento ao Cliente (módulo 1 e 2), qualidade no atendimento ao cliente, técnicas de maquiagem, técnicas para bartender, tranças, aperfeiçoamento para camareiro (a), língua brasileira de sinais (libra) e boas práticas de manipulação de alimentos.

A secretária-adjunta municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cácila Nassarden, destacou a importância do programa Qualifica Juventude para fomentar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável na Capital. “Eu acredito em como a capacitação pode mudar a vida das pessoas. Para nós da Prefeitura de Cuiabá, mais importante do que dar o peixe é ensinar a pescar, por isso trabalhamos diariamente em programas de qualificação para os jovens, para produtores rurais e a comunidade em geral. O Qualifica, quando foi idealizado pela nossa primeira-dama, Márcia Pinheiro, tinha como objetivo diminuir o desemprego, e hoje 236 jovens saem daqui com uma profissão, prontos para o mercado de trabalho”, pontuou.

Leia Também:  Secretaria da Mulher abre inscrições para mais de 260 vagas em cursos

Rosana Abutakka, diretora de educação profissional do Senac-MT, reforçou a relevância da parceria com a Prefeitura. “Para o Senac, é uma grande honra participar desse projeto lindo e fazer a entrega desses certificados. Queremos ainda mais fortalecer essa parceria com a Prefeitura de Cuiabá porque entendemos a importância do Qualifica Juventude. Por meio da educação, conseguiremos fazer a transformação que tanto buscamos na nossa sociedade. Quando tomamos conhecimento do programa, ficamos animados com a ideia de capacitar os nossos jovens, para que possam ingressar no mercado de trabalho e construir, desde cedo, a tão almejada independência financeira”, revelou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

CPI conclui investigação e exige responsabilização por fios irregulares em Cuiabá

Published

on

Vinicius Ferreira | SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Câmara Municipal de Cuiabá para investigar a situação dos cabos e fiações nos postes da capital, realizou na manhã desta quarta-feira (24), a entrega do relatório final e deliberou o encaminhamento das recomendações aos órgãos competentes.
O documento apontou que a concessionária Energisa, responsável pela energia elétrica, dona dos postes na capital, aluga o espaço para empresas de telefonia, TV a cabo e internet, mas não realiza a devida fiscalização, permitindo o acúmulo desordenado de fios. O problema, além de gerar poluição visual, representa riscos à segurança, como acidentes envolvendo motociclistas e até incêndios provocados pelo contato de cabos elétricos com fios abandonados.
O relatório também destaca que a legislação atual prevê multas entre R$ 3 mil e R$ 5 mil por poste em situação irregular, mas de forma pouco clara, o que abre brechas para que a concessionária não seja penalizada. A comissão pretende reforçar as normas, garantindo que a Secretaria de Ordem Pública e até mesmo os cidadãos possam denunciar e exigir a aplicação das penalidades. O objetivo é organizar a fiação da cidade, a exemplo de outras capitais, como Brasília (DF) e Vitória (ES), assegurando não apenas melhorias na estética urbana, mas, sobretudo, mais segurança para a população cuiabana.
Durante a apresentação, o presidente da CPI, vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), ressaltou que o trabalho realizado ultrapassa os limites da capital e terá impacto em todo o estado.
“Estamos encaminhando este relatório ao Ministério Público de MT, ao Executivo Municipal, ao Tribunal de Contas e também à Assembleia Legislativa, onde a concessão está em processo de renovação. Essa CPI não contribui apenas com Cuiabá, mas com todo o Mato Grosso. Temos casos graves em Rondonópolis, Sinop, Sorriso e em várias cidades, em que fios soltos quase causaram tragédias. Isso precisa acabar, e só vai terminar com fiscalização, aplicação de multas e cobrança efetiva da concessionária”, afirmou.
A reunião também contou com a presença da secretária de Ordem Pública de Cuiabá, Juliana Palhares. Na ocasião, ela elogiou os trabalhos da CPI dos Fios e destacou que o relatório traz um diagnóstico técnico e detalhado sobre um problema que afeta toda a capital. Segundo ela, a comissão conseguiu reunir elementos importantes para apontar a omissão histórica na fiscalização da concessionária de energia e propor soluções efetivas. “Tivemos essa dificuldade durante décadas, mas a CPI fez um estudo ponderado, chamou a população para o debate e trouxe a Secretaria de Ordem Pública para participar da construção da solução”, pontuou.
Ela ressaltou ainda que as alterações legislativas sugeridas no relatório vão permitir um poder de fiscalização real contra a concessionária, algo que hoje é limitado pela fragilidade da legislação. A secretária lembrou que já existe um canal de denúncias no site da Secretaria de Ordem Pública (sorp.cuiaba.mt.gov.br), no qual os cidadãos podem enviar fotos georreferenciadas de postes com irregularidades. “Tenho certeza de que a nova legislação facilitará o nosso trabalho e trará consciência coletiva. A CPI não foi mais do mesmo, foi efetiva, e isso fará toda a diferença para resolver esse desafio”, disse ela.
Relator da CPI, o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) destacou que até a própria Secretaria de Ordem Pública reconheceu a precisão do diagnóstico elaborado pela comissão. Segundo ele, ficou claro que a responsabilidade principal é da concessionária de energia, a Energisa, conforme prevê a Lei nº 484. No entanto, também foi apontada a ausência do Executivo Municipal, a necessidade de um decreto regulamentador e o aprimoramento da legislação, que já está em vigor há cinco anos. Para o parlamentar, esse período é suficiente para avaliar os acertos e erros e propor mudanças concretas.
Entre as recomendações que mais chamaram atenção está o aumento do valor das multas aplicadas às empresas responsáveis pelos fios abandonados. “Quanto mais intensa a penalidade, mais desestimulada fica a conduta”, afirmou. Daniel alertou ainda que o problema não se restringe à estética urbana, que afeta o turismo e os investimentos na capital, mas também envolve riscos sérios à segurança pública. Como exemplo, lembrou que, na semana anterior, um poste em frente ao Colégio Coração de Jesus pegou fogo, o que poderia ter causado uma tragédia caso atingisse estudantes. “É disso que se trata essa CPI”, reforçou.
A CPI teve como objetivo enfrentar o problema da fiação aérea irregular em Cuiabá, causada principalmente pela ocupação desordenada dos postes por empresas de telefonia e internet. A comissão buscou garantir a efetiva aplicação da Lei Complementar nº 484/2020, que trata da retirada de cabos inutilizados, além de propor mecanismos que reforcem a fiscalização e assegurem mais segurança à população.
Ao longo dos trabalhos, foram realizadas quatro reuniões, com a oitiva de representantes da concessionária Energisa, responsável pelo gerenciamento e aluguel dos postes, além de empresas de telefonia e da secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, encarregada de fiscalizar e aplicar a legislação.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Atenção! Evento adiado! Prefeitura de Cuiabá implanta totens que 'conversam' com mulheres sozinhas em pontos de ônibus; Projeto Abrigo Amigo será lançado dia 19, às 19h

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA