CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega unidade de saúde reformada e ampliada no bairro Ribeirão da Ponte

Published

on

Na noite desta segunda-feira (25), o prefeito Emanuel Pinheiro entregou à população do bairro Ribeirão da Ponte uma unidade básica de saúde completamente reformada e ampliada, com novos aparelhos e mobiliário. O evento contou com a presença de autoridades municipais, moradores e familiares do homenageado, José Francisco dos Santos, que deu o nome à USF, além de lideranças comunitárias.

A unidade agora oferece infraestrutura moderna, com duas equipes de saúde da família, atendimento odontológico e novos espaços, como uma sala para agentes comunitários de saúde e um ambiente dedicado à equipe multiprofissional. Com horário de funcionamento estendido, das 7h às 19h, a USF atenderá cerca de 6 mil moradores de três bairros: Ribeirão da Ponte, Jardim Mariana e Santa Rosa.

Lauvina Conceição Amador, moradora do bairro há 50 anos, não escondeu a felicidade com a inauguração. “O antigo posto ficava em um lugar de difícil acesso, com uma ladeira complicada e sem estrutura adequada. Agora, temos um ambiente bonito, bem localizado e acessível para todos. Essa mudança trouxe mais dignidade para a nossa comunidade”, celebrou.

Em nome do homenageado, José Francisco dos Santos, Maria Bomdespacho Aquino dos Santos, nora do pioneiro, destacou a importância da obra para o bairro. “Meu sogro chegou aqui em 1958, quando o bairro ainda estava começando. Ele foi um homem trabalhador, construiu sua família e deixou um grande legado. Ver seu nome eternizado nesta unidade é motivo de muito orgulho para nós, sua família, e para toda a comunidade”.

Leia Também:  Igreja Metodista é homenageada em Sessão Solene

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira enalteceu o esforço coletivo que possibilitou a entrega da unidade. “Este é mais um exemplo do compromisso da gestão com a saúde pública. A entrega desta unidade reflete o trabalho incansável de muitos profissionais, sempre com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e de qualidade”, elogiou.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a inauguração da USF Ribeirão da Ponte fortalece ainda mais a Atenção Primária, facilitando o acesso da comunidade ao atendimento básico de saúde na região. “É um prazer enorme estar aqui, mais uma vez, no bairro Ribeirão da Ponte. Hoje, temos a satisfação de entregar mais uma Unidade de Saúde da Família, equipada com uma cadeira odontológica, que atenderá cerca de seis mil pessoas por mês. Essa unidade representa um avanço significativo na promoção e prevenção à saúde, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para homens, mulheres, crianças e idosos. Nosso foco é fortalecer a atenção básica, aproximando o cuidado da casa das pessoas. Por isso, estamos investindo fortemente na atenção primária, priorizando ações que previnam doenças e reduzam a necessidade de atendimento em unidades de alta complexidade, como UPAs e hospitais. Esse esforço conjunto é reflexo de nossa preocupação em oferecer o melhor para quem mais precisa. É assim que reduzimos a sobrecarga nas unidades maiores: investindo em agentes comunitários de saúde e unidades de saúde da família como esta, que atenderá em horário estendido, das 7h às 19h, sem interrupções para almoço. Esse modelo é pensado para atender trabalhadores e trabalhadoras que, muitas vezes, não conseguem acesso em horários convencionais”, explicou.

Leia Também:  Primeira-dama destaca protagonismo feminino em diplomação de presidentes de bairros

Com um investimento de aproximadamente R$ 700 mil, custeado integralmente pelo município, a obra marca um avanço significativo na promoção da saúde local. Além de beneficiar os moradores, a nova unidade também simboliza o compromisso da Prefeitura de Cuiabá em entregar serviços públicos mais acessíveis e humanizados.

Também fizeram parte do dispositivo de honra durante a solenidade de inauguração os vereadores Kássio Coelho e Adevair Cabral, o secretário adjunto de Gestão, Marcus Fabrício, o secretário adjunto da Atenção Primária, José Ricardo de Amorim Santana, o vice-presidente do Conselho Regional de Odontologia, Vinícius Canavarros, a presidente do bairro Ribeirão da Ponte, Geisa Oliveira e a responsável pela USF do Ribeirão da Ponte, Vânia Cristina Sanches.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá

Published

on

Neste sábado, 7 de dezembro, Dia Nacional da Assistência Social, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, celebrou os avanços da política de assistência social no município. A data marca os 31 anos da promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em 1993, e ressalta o papel de Cuiabá na consolidação da Política Nacional de Assistência Social e na criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implementado em 2005.

“Hoje é um dia de celebração e reflexão. A gestão Emanuel Pinheiro, ao longo de quase oito anos à frente de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tem investido maciçamente em serviços que transformam a vida de quem mais precisa”, destacou Márcia.

A primeira-dama ressaltou o trabalho na reestruturação da rede sócio-assistencial como um dos grandes marcos. “Nosso maior orgulho é termos reestruturado a rede de serviços no município. Investimos na reestruturação dos 14 CRAS, no CREAS, reabrimos o Centro POP e revitalizamos os quatro Centros de Convivência para Idosos (CCIs). Contamos ainda com cinco equipamentos para atendimento da Proteção Social Especial de Média Complexidade. O município de Cuiabá dispõe de 16 equipamentos para atendimento e acolhimento na Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis. É um compromisso que assumimos e honramos diariamente”, afirmou Márcia.

Leia Também:  Conselho Municipal de Assistência Social recebe Prêmio Nacional de Mérito Simone Albuquerque

A reabertura do Restaurante Popular Elza Fortunato Biancardini, em novembro de 2023, foi citada como exemplo desse compromisso. “Esse restaurante é um alívio para a população de baixa renda, oferecendo refeições completas por apenas R$ 2,00. Em um ano, servimos cerca de 200 mil refeições, e hoje atendemos 900 pessoas diariamente”, enfatizou.

Outro marco significativo foi o primeiro concurso público exclusivo para a assistência social, realizado em 2019, com a convocação de quase 300 servidores. “Esse concurso garantiu a recomposição das equipes e a melhoria do atendimento em programas como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Acessuas Trabalho. Isso fortaleceu ainda mais nossa rede de proteção social”, disse Márcia.

Os avanços nos Centros de Convivência para Idosos (CCIs) também foram destacados. Atualmente, os quatro espaços – Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira – atendem 1.217 idosos cadastrados. “Com o programa Viva a Vida na Melhor Idade, oferecemos atendimentos médicos, odontológicos, atividades integrativas como auriculoterapia e palestras educativas. Só nesta ação, realizamos cerca de 1.200 atendimentos”, explicou Márcia.

A ampliação da rede de acolhimento foi outro ponto destacado. “Solicitamos a criação de novas unidades de acolhimento para crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e adultos em situação de rua.”

Leia Também:  Sugestão de Pauta: 2º Encontro Municipal de Cuiabá contra LGBTQIfobia será realizado a partir das 18h30 desta quarta-feira (29)

Desde 2022, o Centro POP realizou mais de 63 mil atendimentos a pessoas em situação de rua, comprovando o impacto direto das ações da gestão. Segundo o Registro Mensal de Atendimentos (RMA), desde sua reabertura, foram realizados 63.752 atendimentos: 17.176 em 2022, 23.550 em 2023 e 23.026 até o mês de outubro deste ano. “Esses números mostram que a assistência social é uma prioridade para nós. Estamos comprometidos com cada vida que tocamos por meio desses serviços”, completou Márcia.

A primeira-dama ainda homenageou os trabalhadores da rede de assistência social, destacando o papel essencial de cada profissional. “Neste Dia Nacional da Assistência Social, celebramos não apenas os avanços da legislação que transformou a assistência no Brasil, mas também o legado de uma gestão comprometida com as pessoas. Esse trabalho coletivo, que leva dignidade e esperança a quem mais precisa, será um marco deixado pela administração Emanuel Pinheiro para Cuiabá. O desafio que está posto é garantir a continuidade dos processos em curso, valorizando o planejamento, a inovação e a melhoria contínua de seus processos de trabalho, sempre com o objetivo de gerar valor público para as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA