CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Fiscalização em cinco sucatões identifica diversas irregularidades ambientais, sanitárias e de segurança

Published

on

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), com apoio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou, nesta segunda-feira (23), nova operação conjunta de fiscalização em oficinas mecânicas e estabelecimentos de comércio de ferro-velho em Cuiabá. A ação, com foco em irregularidades urbanísticas, ambientais, sanitárias e de segurança pública, abrangeu cinco sucatões que foram alvos de denúncias.

Um dos principais pontos vistoriados foi um estabelecimento sem identificação, localizado na Rua 13, no bairro Pedra 90, onde foram encontradas diversas irregularidades. De acordo com o agente de regulação e fiscalização Sebastião Neto, o local utilizava a calçada como extensão da área comercial, com exposição de materiais a céu aberto, representando riscos à população.

A responsável pelo local informou que o marido pretendia montar um sucatão, mas desistiu da ideia. Ainda assim, materiais diversos permaneciam armazenados de forma irregular na calçada e no quintal do imóvel. Diante da situação, os fiscais lavraram um termo de vistoria e emitiram duas notificações com prazo para adequação de cinco dias, contados a partir da notificação.

Leia Também:  Prefeitura prorroga prazo para quitação de débitos de trânsito com desconto até 25 de novembro

“Lavramos um termo de vistoria e emitidas duas notificações: uma cobrando a desobstrução da calçada e a outra exigindo a limpeza do terreno, incluindo o quintal do imóvel”, disse Sebastião Neto.

Outro ponto fiscalizado foi um sucatão localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa. No local, a equipe da Secretaria de Ordem Pública emitiu um termo de vistoria e notificou o proprietário para a construção de calçada em conformidade com o Artigo 447 da Lei Municipal nº 004/1992, que determina o prazo de 30 dias para início da obra e, a partir disso, 60 dias para sua conclusão.

O agente de fiscalização Elton de Amorim Rondon explicou que, apesar de o estabelecimento possuir alvarás de funcionamento e licenciamento ambiental regularizados, foi identificada a ausência do licenciamento de publicidade. O proprietário foi orientado a protocolar o pedido junto ao sistema SIGED, anexando fotos da fachada e efetuando o pagamento das taxas devidas para regularização. Conforme previsto na Lei Complementar nº 443/2017, artigo 30 e seguintes, o responsável tem até 30 dias, contados a partir da ciência do auto de notificação, para formalizar o pedido de licenciamento da publicidade.

Leia Também:  Rogério Varanda entrega Título de Cidadã Cuiabana para empresária

Outros três endereços não foram localizados. A operação, que conta com apoio operacional da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), continua com o objetivo de garantir a regularidade dos estabelecimentos e a segurança da população.

Primeira operação

A primeira operação, realizada na semana passada, resultou na interdição de um estabelecimento na Avenida Fernando Corrêa da Costa por falta de alvará e obstrução da calçada. Outro, no bairro Boa Esperança, foi notificado devido à presença irregular de veículos.

#PraCegoVer

A foto mostra o fiscal na Secretaria Municipal de Ordem Pública durante operação no bairro Pedra 90.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Câmara realiza solenidade aos administradores do CRA e pelos 60 anos da profissão

Published

on

DNA Assessoria | Vereadora Maria Avalone 
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na noite de segunda-feira (17), solenidade com entrega de moções de aplausos a cerca de 30 administradores do Conselho Regional de Administração (CRA-MT). A homenagem, promovida pela vereadora Maria Avalone (PSDB), atendeu ao pedido da conselheira emérita Norma Sueli Costa de Andrade e marcou a primeira vez que esses profissionais receberam um reconhecimento oficial da Casa, mesmo após décadas de contribuição para o desenvolvimento de Mato Grosso.
A mesa do evento foi composta pela vereadora Maria Avalone, pelo deputado estadual Carlos Avalone , pelo diretor de Ações Institucionais do CRA-MT, Luiz César Simões de Arruda, que representou a presidência do CRA , e por Norma Sueli Costa de Andrade,  integrante do quadro de conselheiros eméritos do CRA-MT. As autoridades destacaram a importância da solenidade e o caráter histórico da iniciativa.
Maria Avalone, ainda, ressaltou que a motivação para propor a sessão nasceu do reconhecimento pela importância da administração nos setores público e privado.
“Eu estou muito feliz por ter essa oportunidade, de homenagear todos esses administradores que contribuem para o nosso estado e para Cuiabá. São 60 anos de profissão, uma verdadeira boda de diamante, mas ainda assim, nunca tinham recebido uma homenagem na Câmara. Fico honrada por ser a primeira a proporcionar isso. Muitos aqui são meus amigos, acompanho a dedicação deles e sei o quanto contribuíram para a história da administração no Brasil e em Mato Grosso ”, afirmou.
O deputado Carlos Avalone reforçou o reconhecimento ao trabalho da vereadora. “Sempre é muito bom acompanhar a vereadora Maria Avalone. Ela é muito sensível às causas as quais abraça, inclusive agora com a dos administradores. Eu também não sabia que eles celebraram 60 anos de profissão em Cuiabá. Temos grandes amigos nesse setor, como Norma Sueli e Hélio Tito. Parabenizo a Maria por essa sensibilidade. Eu não poderia estar longe”, disse.
Representando o CRA-MT, o diretor de Ações Institucionais, Luiz César Simões de Arruda, lembrou que o Conselho de Administração completou 35 anos de criação, fruto de um movimento de professores da Universidade Federal de Mato Grosso e de profissionais que buscavam autonomia para Mato Grosso.
“Comemoramos os 60 anos da lei que instituiu a profissão e os 35 anos do nosso Conselho. Essa homenagem tem um significado enorme. Parabenizo a vereadora por esse ato, porque a administração está presente tanto no setor público quanto no privado. Estamos muito lisonjeados, até porque esta é a primeira vez que fomos homenageados enquanto profissionais pela Câmara Municipal”, destacou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura prorroga prazo para quitação de débitos de trânsito com desconto até 25 de novembro

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA