CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Dra. Mara propõe lei contra exploração da imagem de crianças para arrecadação em Cuiabá -MT

Published

on

 

Por Roberto Marques

O projeto de lei para combater a exploração da imagem de crianças afim de angariar recursos financeiros nas avenidas e semáforos de Cuiabá -MT

A vereadora Dra. Mara apresentou, nesta quinta-feira dia 06 de fevereiro de 2025, na câmara municipal de Cuiabá Mato Grosso, um projeto de lei que busca proibir a exposição de crianças em vias públicas, semáforos, feiras e outros espaços de Cuiabá. O objetivo é proteger os menores de idade do abandono, da exploração e da mendicância e perigos presentes nas ruas garantindo seus direitos fundamentais. A parlamentar destacou que a permanência dessas crianças nas ruas as expõe a diversos riscos, incluindo acidentes, desenvolvimentos de vários tipos de transtornos como irritabilidade, insônia, e muitos outros problemas como perda de audição.

Segundo Dra. Mara, a situação tem se agravado nos últimos anos, principalmente entre famílias venezuelanas em vulnerabilidade social. Mesmo com o suporte da assistência social municipal, muitas crianças continuam sendo utilizadas na mendicância, o que prejudica seu desenvolvimento. A parlamentar ressaltou a urgência de ações concretas para erradicar essa realidade. “Não podemos fechar os olhos para essa situação. O poder público e a sociedade precisam se unir para proteger nossas crianças”, afirmou.

Leia Também:  Psicóloga fala sobre a importância da família na sociedade atual na Câmara de Cuiabá

O projeto também alerta sobre o impacto da mendicância infantil na educação. Crianças expostas ao trabalho precoce são impedidas de frequentar a escola, comprometendo suas oportunidades. Muitas vezes, esses menores são explorados por adultos que se beneficiam financeiramente da situação, o que configura crime conforme o artigo 247 do Código Penal Brasileiro.

A proposta segue para análise das comissões da Câmara Municipal de Cuiabá. Se aprovada, poderá representar um marco na proteção infantil na capital mato-grossense. A vereadora enfatiza a necessidade de apoio do poder executivo, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da sociedade civil para garantir que nenhuma criança tenha seus direitos violados nas ruas. “A legislação precisa ser cumprida para assegurarmos um futuro digno para essas crianças”, reforçou Dra. Mara.

No Art. 5º do projeto, fica estabelecido que o Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, poderá firmar parcerias com a iniciativa privada para a elaboração de campanhas educativas e de conscientização da população, com o objetivo de informar sobre os direitos das crianças e os danos causados pela exploração e exposição indevida.

Leia Também:  Confira os ganhadores da Nota Cuiabana Especial do Aniversário de Cuiabá

A iniciativa vai além da punição, propondo também ações educativas e preventivas. O projeto visa fortalecer a rede de proteção social e incentivar políticas públicas efetivas para erradicar essa forma de exploração infantil. Dessa forma, a medida busca garantir que todas as crianças tenham acesso a um desenvolvimento saudável, seguro e longe das ruas, promovendo a justiça social e a igualdade de oportunidades.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Mutirão fiscal que dá 95% de desconto em IPTU termina amanhã

Published

on

Termina nesta terça-feira (25) o Mutirão Fiscal realizado pela Prefeitura de Cuiabá, que concede 95% de descontos em juros e multas às dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis), lançadas até dezembro de 2023.

Também poderão ter descontos, em até 50% do valor principal, multas de trânsito aplicadas pelos agentes da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), lançadas até o dia 31 de dezembro de 2023, terão até 50% de desconto no valor principal.

O mesmo critério vale para as multas ambientais. Os interessados em pagar esses débitos com desconto, poderão até o dia 28 de fevereiro, aderir ao Mutirão Fiscal pelo Portal de Serviços da Prefeitura de Cuiabá, por meio do seguinte endereço eletrônico: www.cuiaba.mt.gov.br ou pelo Portal Refis Online www.refis.cuiaba.mt.gov.br

Outra opção é comparecer presencialmente na sede da Procuradoria Fiscal, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 490, Cuiabá, 78043-415.

Leia Também:  Câmara realiza sessão solene em homenagem a professora

O desconto de 95% em juros e multas são destinados ao pagamento à vista dos débitos. De 2 a 12 parcelas, o desconto é de 60%, enquanto acordos firmados com 13 a 24 parcelas é de 50%. De 25 a 48 parcelas, o teto do desconto é de 30%.

O procurador fiscal Ricardo Alves explica que se trata de uma boa oportunidade aos contribuintes inadimplentes. “A multa de trânsito tem desconto de 50% no valor principal quando pago à vista. A Procuradoria do Município está de portas abertas aos cidadãos para resolver as pendências fiscais”, explica.

O Mutirão Fiscal é resultado de uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

#PraCegoVer

A matéria é ilustrada com a foto da sede da Prefeitura de Cuiabá. A imagem captada por drone ilustra também a Praça Alencastro. A foto exibe árvores com destaque ao prédio com cores verdes e brancas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA