CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Cuiabá intensifica ações e conscientização contra a tuberculose

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde de (SMS) por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, inicia nesta segunda-feira (24), a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, com uma série de ações voltadas para a conscientização, prevenção e combate à doença. O evento, que segue até o dia 28 de março de 2025, terá sua abertura na Unidade de Saúde da Família (USF) Pico do Amor.

A iniciativa faz parte do calendário do Mês de Combate à Tuberculose, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose em 24 de março. O objetivo da semana é alertar a população sobre a gravidade da tuberculose, incentivar a busca ativa de casos e reforçar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

Entre as atividades previstas, destaca-se a avaliação de contatos de pacientes em tratamento da tuberculose. Para isso, nos dias 24 (segunda-feira) e 27 (quinta-feira), serão realizadas a aplicação e a leitura da Prova Tuberculínica (PT – PPD) na USF Pico do Amor, nos períodos matutino e vespertino. O exame será conduzido pelas enfermeiras Carolina Carvalho da Silva e Priscila Weigert Duarte, da USF Parque Atalaia 1.

Leia Também:  Mario Nadaf realiza primeira edição do Cine Fest - Diversão Inclusiva

Além disso, outras ações previstas para a semana incluem:
✔ Campanhas de conscientização sobre prevenção e tratamento da tuberculose;
✔ Busca ativa de casos suspeitos, para identificar e tratar novos pacientes;
✔ Webinários e atividades educativas, ampliando o acesso à informação sobre a doença.

Cada unidade de saúde terá liberdade para programar suas atividades conforme a demanda local, sob a coordenação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.

A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Catarina Célia Araújo de Amorim, reforçou a importância da mobilização e destacou o compromisso da gestão com o enfrentamento da doença.

“A tuberculose é uma doença séria, mas que tem cura quando diagnosticada e tratada corretamente. Nosso objetivo com esta semana de mobilização é levar informação à população, estimular a detecção precoce dos casos e garantir que todos os pacientes tenham acesso ao tratamento gratuito e contínuo na rede pública. Contamos com o envolvimento de nossas equipes de saúde para fortalecer essa luta e reduzir a incidência da tuberculose em Cuiabá”, afirmou Catarina.

Leia Também:  Conferência da Pessoa com Deficiência propõe Brasil mais inclusivo

Sobre a tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, sendo causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). A transmissão ocorre pelo ar, através da inalação de gotículas expelidas por uma pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar.

Dados importantes sobre a tuberculose:
A doença pode acometer outros órgãos e sistemas do corpo;
É considerada o assassino infeccioso mais mortal do mundo;

No Brasil, prevenção, diagnóstico e tratamento são oferecidos gratuitamente pelo SUS; O tratamento é prolongado, mas eficaz, e deve ser seguido corretamente para evitar a resistência bacteriana.

A Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose reforça o compromisso das autoridades de saúde na eliminação da doença e incentiva a população a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas como tosse persistente, febre, suores noturnos e emagrecimento.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma enfermeira usando luvas azuis realizando um exame em uma paciente. O atendimento acontece dentro de um consultório médico.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Secretária da Mulher de Cuiabá repudia fala de preso e diz ser “inadmissível tentar culpar mãe de Heloysa

Published

on

A secretária da Mulher da Prefeitura de Cuiabá, tenente-coronel Hadassa Suzannah, classificou como inadmissível a tentativa do principal suspeito de mandar matar Heloysa Maria Alencastro Souza, de 16 anos, de responsabilizar a mãe da jovem pelo crime. A adolescente foi brutalmente assassinada e teve o corpo encontrado em um poço, com sinais de violência, na última terça-feira (22).

“É uma narrativa perversa e inaceitável. Culpar a mãe é mais uma forma de violência. É inadmissível o número de feminicídios que seguimos enfrentando. A sociedade não pode mais tolerar isso”, afirmou a secretária, que está acompanhando o caso de perto e prestando apoio à família.

Benedito Anunciação Santana, de 40 anos, foi preso nesta quinta-feira (24). Ao sair da delegacia, disse que apenas teria feito o que a mãe da vítima teria pedido. A declaração provocou indignação imediata. Além da secretária da Mulher, a própria família de Heloysa repudiou a fala do suspeito e acusou Benedito de tentar fugir da responsabilidade pelo crime.

A advogada da família, Renata Cristaldo, divulgou uma nota dura contra o acusado. Ela diz que o réu tenta criar uma versão falsa para atenuar a pena e manchar a memória de Heloysa e de sua mãe.

Leia Também:  Mario Nadaf realiza primeira edição do Cine Fest - Diversão Inclusiva

“É mais um ato de covardia. Ele tenta ferir moralmente a mãe da vítima, uma mulher que está em luto e foi brutalmente atingida pela perda. A Justiça precisa agir com rigor”, disse a advogada.

Crime brutal

Heloysa foi levada dentro de casa, no bairro Morada do Ouro, e levada em um carro roubado. Após horas de buscas, equipes do BOPE encontraram o corpo da adolescente amarrado e jogado em um poço, na região do Ribeirão do Lipa.

A polícia informou que o filho de Benedito, de 17 anos, confessou o crime e afirmou que a execução foi ordenada pelo pai. Outro adolescente, de 16 anos, também confirmou que o crime foi premeditado e teria sido motivado por razões passionais.

#PraCegoVer

A foto mostra a secretária Municipal da Secretaria da Mulher, Hadassa Suzannah, vestindo roupa branca, próxima a um microfone, em ambiente fechado, dando a entender se tratar de um evento público.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA