CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Convênio entre Procon de Cuiabá e operadora de telefonia resolve até 90% das reclamações

Published

on

Uma iniciativa simples, mas eficaz, tem facilitado a vida de consumidores cuiabanos insatisfeitos com os serviços de telefonia. Um convênio entre o Procon Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública, e a Claro, que é uma das maiores operadoras do país, tem permitido resolver até 90% das reclamações de forma rápida e prática.

A solução é um totem com um computador, instalado na sede do Procon Municipal, que permite o contato direto entre o cliente e um representante da operadora por videoconferência. A ferramenta elimina a necessidade de intermediação e acelera o atendimento.

“Desde a instalação do dispositivo, conseguimos solucionar a maioria dos casos sem que o consumidor precise enfrentar as longas esperas da central de atendimento”, afirma a secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges.

A ideia surgiu após diversas reuniões entre servidores do Procon e representantes da operadora, motivadas pelo alto número de queixas. O equipamento foi instalado em setembro de 2024 e, desde então, tem sido bem recebido pela população.

Antes da implantação do sistema, as reclamações eram mediadas por servidores do Procon, que precisavam entrar em contato com a operadora para buscar soluções. “Agora, o consumidor tem acesso direto ao atendimento, o que poupa tempo e reduz o desgaste com chamadas demoradas”, explica Mariana.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá debate criação da Invest Cuiabá na 57ª Expoagro

Demanda diária

O Procon Municipal recebe, em média, de 20 a 30 reclamações por dia relacionadas à telefonia. No total, são cerca de 400 registros diários, abrangendo diversos setores. As áreas com mais demandas são: energia elétrica, fornecimento de água, bancos e telefonia.

As principais reclamações contra operadoras envolvem má prestação de serviço, descumprimento de ofertas feitas por telefone ou em loja física, cobranças indevidas (como multas e faturas), contratação de serviços não solicitados e negativação indevida.

Procon em ação

Entre os atendimentos bem-sucedidos está o caso de um consumidor que, em 27 de novembro de 2024, procurou o órgão após receber multa por quebra de contrato. Ele havia cancelado um plano de telefonia devido à falta de cobertura no novo bairro onde passou a residir. Com a mediação do Procon, foi realizada uma audiência de conciliação e o problema foi solucionado.

“Hoje, a situação melhorou bastante. As operadoras estão mais flexíveis, e muitas demandas podem ser resolvidas diretamente pelos canais de atendimento. Mas, se isso não ocorrer, o consumidor pode contar com o Procon para buscar seus direitos”, ressalta Mariana.

Leia Também:  Museu da Imagem e do Som recebe mais de 900 turistas de todo o mundo em Cuiabá

Orientações ao consumidor

O Procon orienta que, antes de contratar qualquer plano de telefonia, o consumidor deve verificar cuidadosamente todas as condições oferecidas e exigir documentos claros, com informações objetivas e de fácil compreensão.

“Em caso de dúvida ou dificuldade, o cidadão deve procurar o Procon mais próximo. Estamos à disposição para tomar as medidas cabíveis e garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados”, finaliza a secretária.

#PraCegover
Imagem mostra uma pessoa diante do totem instalado nas dependências do Procon Municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá debate estratégias para o Centro Histórico com representantes do comércio e entidades locais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, mantém diálogo com representantes da Associação Comercial, CDL, Muxirum Cuiabano, Associação Amigos do Centro Histórico, Polícia Militar, Instituto Vilela, Iphan, comerciantes instalados no Centro Histórico, entre outros. Recentemente, uma reunião sediada na Associação Comercial de Cuiabá foi realizada para fortalecer os entendimentos entre o poder público, o setor comercial e as instituições que atuam na preservação e gestão do patrimônio histórico da Capital. O diálogo contribuirá para a elaboração de propostas que serão apresentadas em novo encontro no dia 15 de dezembro.

A reunião marcou um momento significativo de aproximação que, conforme relatado pelos próprios participantes, pela primeira vez teve iniciativa da Prefeitura e não das lideranças que atuam em prol do Centro Histórico de Cuiabá. “A Prefeitura que convocou as entidades para apresentar propostas, ouvir críticas, sugestões e alinhar expectativas em torno de um trabalho conjunto e permanente”, afirmaram.

“Lutamos por uma única causa, o Centro Histórico, para preservar essa memória. Tem que ter alguém que lidere esse objetivo com propostas e política sustentável para o local, e os demais envolvidos seguem o líder. A Prefeitura liderando o trabalho, os demais seguirão”, ponderou Carlos Alberto Garcia, do Instituto Vilela.

Na ocasião, foi apresentada a recém-criada Diretoria do Centro Histórico, estrutura permanente dentro da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, dedicada exclusivamente ao planejamento, acompanhamento e execução de ações voltadas à área central.

Leia Também:  Asscamuc entrega cestas para servidores associados

“A nova diretoria, composta por Josino Bisneto (diretor), Thaisa Mello e Bruna Aquino, passa a garantir que o Centro Histórico deixe de ser tratado como um projeto pontual e passe a contar com um trabalho contínuo, diário e especializado”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero.

Portocarrero também compartilhou informações sobre o início do levantamento técnico de todos os imóveis do Centro Histórico e seu entorno. Na verdade, é um mapeamento que incluirá a situação de uso, titularidade e condições estruturais, identificando possíveis riscos e necessidades de intervenção. O material servirá como base para planejamento urbano, segurança, conservação e tomada de decisões futuras, suprindo uma demanda antiga dos comerciantes e instituições locais.

“É possível o contemporâneo e o moderno conviverem”, afirmou.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos do Jardim Botânico, do Morro da Luz e do Centro Histórico, visando integrar ações e fortalecer a conexão entre esses espaços.

A presença da superintendente do Iphan colaborou com os esclarecimentos, tendo em vista que o Centro Histórico é composto por imóveis históricos e alguns tombados, reforçando, portanto, a articulação com o órgão federal.

“A problemática do Centro Histórico não é exclusiva de Cuiabá; existem outras regiões do país com o mesmo desafio. Quero parabenizar a iniciativa da atual gestão da Prefeitura, através do secretário Portocarrero, porque a ausência de diálogo prejudica as ações. Não se trata de políticas públicas, mas de programas, eles permanecem. Precisamos de programas para o Centro Histórico”, frisou, na oportunidade, a superintendente do Iphan, Ana Joaquina.

Leia Também:  Sindicalista pede aprovação da alteração na lei da gestão democrática nas escolas

Júnior Macagnan, presidente da CDL, lembrou que o Iphan sempre realizou ações pontuais, mas que necessita de projetos organizados, pois considera que política de governo não se desenvolve, “porque cada gestor que entra muda”.

Gerson Luiz, representante do comércio, juntamente com a Associação Amigos do Centro Histórico, defende estratégias que tragam gente para o Centro Histórico, porque o local é vida. “Precisamos definir o que é prioritário, de imediato, emergencial para o Centro Histórico. Um plano para trazer gente. Movimento traz vida e inibe ações destrutivas”, explicou.

As sugestões culminaram com a decisão de uma nova reunião no dia 15 de dezembro, quando será apresentado um cronograma de ações da Diretoria do Centro Histórico e um relatório das atividades realizadas no período, consolidando assim um processo contínuo de diálogo, participação e acompanhamento das ações planejadas para o Centro Histórico de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA