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Atualização do Cadastro Único é essencial para manter o BPC: veja como realizar o procedimento

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Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não atualizaram seus dados precisam ficar atentos, já que a falta de atualização pode levar à suspensão do benefício, assim como de outros auxílios relacionados. O BPC é destinado a pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência que impossibilite o trabalho, e que tenham uma renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo.

A atualização do CadÚnico deve ser feita presencialmente nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS mais próximo da residência do beneficiário. Caso o beneficiário tenha dificuldades de locomoção, um responsável pode realizar o procedimento.

Na hora do recadastramento, é necessário apresentar o CPF ou o título de eleitor do beneficiário, comprovante de endereço, como conta de luz. Para os indígenas, o registro administrativo de nascimento indígena (Rani) também serve como documentação.

O CadÚnico é uma ferramenta essencial para que famílias de baixa renda acessem programas sociais, como o Bolsa Família e o BPC. A atualização cadastral é obrigatória a cada dois anos.

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“Nos últimos dias, houve aumento na procura pelos serviços devido a orientações do Governo Federal para que as famílias atualizem seus dados no CadÚnico. “Pode haver demora no atendimento, mas todos os que precisarem serão atendidos”, disse a coordenadora do CadÚnico em Cuiabá, Jéssica dos Santos.

Em Cuiabá, há 5.352.898 pessoas inscritas no CadÚnico, que permite acesso a diversos benefícios. No Brasil, o total de famílias inscritas chega a 41.112.462.

Aqueles que ainda não atualizaram suas informações devem procurar o CRAS o quanto antes para garantir a continuidade do benefício.

BPC da direito a Tarifa Social de Energia Elétrica

Outro benefício gerado a partir do acesso ao BPC é o desconto na Tarifa de Energia Elétrica. O programa é subsidiado pelo governo federal, com desconto de até 65% nas faturas de energia. Só em Mato Grosso, mais de 61 mil poderiam ter o benefício extra, mas tem algum problema de cadastramento, impedindo a vinculação da conta ao nome do beneficiário.

Os interessados devem apresentar o Número de Identificação Social (NIS) atualizado, juntamente com o documento de identificação com foto e uma conta de energia elétrica. “Muitas famílias deixam de fazer esse vínculo e ficam sem esse importante desconto”, explica a coordenadora de Atendimento da concessionária, Lorena Trindade.

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PARCELA DE CONSUMO MENSAL

PERCENTUAL DE DESCONTO

Menor ou igual a 30 kwh

65%

Maior que 30 kwh e menor ou igual a 100 kwh

40%

Maior que 100 kwh e menor ou igual a 220 kwh

10%

 Canais digitais

– energisa.com.br

– App: energisa on

– 0800 6464 196

– WhatsApp: 65 9999-7974.

Com informações da Assessoria da Energisa

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Prefeitura firma parceria pela inclusão com ouvidor da Defensoria Pública

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O advogado Getúlio Pedroso da Costa Ribeiro, ouvidor-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, visitou nesta semana Andrico Xavier, futuro secretário de Inclusão e Acessibilidade da Prefeitura de Cuiabá. A reunião teve como objetivo firmar parcerias estratégicas e dar as boas-vindas ao novo representante da comunidade de pessoas com deficiência na capital.

Andrico, conhecido por sua atuação em prol das pessoas com deficiência, também expressou entusiasmo com a parceria. “Estamos com as portas abertas e é uma honra poder contar com o apoio da Defensoria Pública, que é um órgão próximo das pessoas em maior vulnerabilidade econômica. Além disso, a Defensoria exerce um papel social fundamental ao promover a defesa de direitos de forma gratuita, contribuindo para a inclusão e o acesso à cidadania.”

Getúlio destacou a relevância de Andrico para o fortalecimento das políticas inclusivas. “É muito importante para a sociedade cuiabana ter o Andrico como representante dessa secretaria. Ele é uma pessoa que entende profundamente o tema e sabe, na prática, os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Vejo essa escolha como um verdadeiro avanço na construção de uma Cuiabá mais inclusiva e justa. Além disso, a composição da equipe da secretaria, que conta com pessoas surdas, autistas, cadeirantes e com outras deficiências, representa um empoderamento real da comunidade.”

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A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública é reconhecida por ser o principal canal de diálogo entre a instituição e a população, promovendo melhorias contínuas nos serviços prestados. Getúlio, como novo ouvidor-geral, assumirá a responsabilidade de ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções efetivas.

A gestão do prefeito Abilio Brunini reforça seu compromisso com uma Cuiabá inclusiva e acessível, empenhando-se em firmar parcerias que consolidem a capital como uma cidade justa e acolhedora para todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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