CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Alimentação escolar em Cuiabá inclui cardápio para alunos com TEA e alergias

Published

on


A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, oferece mais de 154 mil refeições diárias para todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino. No total, Cuiabá é responsável por fornecer alimentação em 172 unidades de ensino, incluindo creches, escolas, centros municipais de educação, escolas abrigadas nas zonas rurais e algumas entidades filantrópicas.

A coordenadora da Alimentação Escolar, Dryeli Sthefani da Silva, explica que, neste ano de 2025, houve uma importante melhoria e avanço na alimentação das crianças das escolas, os quais todos os alunos das escolas começaram a receber duas refeições:

“Até 2024, apenas os alunos da Educação Infantil recebiam duas refeições nas escolas, e os alunos do Ensino Fundamental ganhavam apenas uma refeição. Na gestão do prefeito Abilio Brunini, foi adicionada uma refeição a mais para eles. Então, agora, todos os alunos das escolas municipais recebem duas refeições (entrada + refeição principal)”, explica a coordenadora.

A nutricionista Carolina Moreira, que integra a equipe da Alimentação Escolar, ressalta que a Secretaria Municipal de Educação fornece também refeição especial aos alunos que possuem alergias, intolerâncias ou outras doenças, inclusive alunos autistas.

“Apenas neste primeiro semestre de 2025, já foram atendidos mais de 600 alunos com cardápios especiais e, para muitos deles, são incluídos alimentos diferenciados para atender às restrições, como macarrão sem glúten, leite zero lactose, tapioca, aveia, geleia diet”, detalha.

Leia Também:  Clássicos de Natal e MPB integram repertório dos corais Simininas e da UFMT neste domingo (10), Lançamenro do Natal da Gente será às 19h

Para muitos alunos com TEA, que possuem seletividade alimentar, são feitos, inclusive, testes de receitas para tentar adaptar o cardápio e garantir que o aluno consuma a alimentação escolar, conforme explica a nutricionista Carolina Moreira.

“Na grande maioria das vezes, para os alunos com TEA, precisamos entrar em contato com os responsáveis, fazer uma anamnese para entender a alimentação do aluno e fazemos um cardápio individualizado para eles, considerando as suas particularidades.”

Existe também um atendimento diferenciado para os bebês com alergias e intolerâncias que ficam nos berçários das unidades municipais. Para esse público, são disponibilizadas fórmulas infantis que possuem elevado preço de mercado, sendo encontrados produtos de até R$ 400,00 por lata. Exemplos desses produtos são os leites: Neocate, Pregomin Pepti, Infatrini, IsoSource Jr., Trophic Basic, entre outros, explica a coordenadora da Alimentação, Dryeli Sthefani da Silva.

Aos pais e responsáveis que desejam alimentação especial, o procedimento é o seguinte: no ato da matrícula na unidade escolar, cabe aos pais ou responsáveis apresentarem um laudo médico que descreva se a criança possui alergias, intolerâncias alimentares, restrições ou seletividade alimentar. A gestão da unidade escolar deve encaminhar esse laudo para a Coordenadoria de Nutrição Escolar.

Leia Também:  Comissão aprova projeto "Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência" e meia-entrada para agentes de saúde em eventos do município

Em seguida, a equipe de nutricionistas da Prefeitura de Cuiabá entra em contato com os responsáveis para sanar possíveis dúvidas. A partir daí, é feito um cardápio especial individualizado e, posteriormente, a equipe de nutricionistas encaminha o cardápio para a unidade escolar junto com os produtos.

O fornecimento dos alimentos às crianças matriculadas nas unidades de ensino da Prefeitura de Cuiabá segue parâmetros fixados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a partir da Resolução 6/2020. No documento, são fixadas as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Importante recado

Qualquer demanda dos pais com a alimentação nas escolas pode ser encaminhada à direção escolar e também à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação pelos seguintes números de celulares: (65) 3614-4304, (65) 9304-3408 ou pelo 0800-647-0131, segundo a Prefeitura de Cuiabá.

Também é possível entrar em contato pelo e-mail: [email protected] e pelos números de aparelhos celulares: (65) 9 9231-1701 e (65) 9 9241-0489.

#PraCegoVer

A foto ilustra um prato sendo preenchido por alimentos numa cozinha escolar. É possível visualizar, no prato, arroz, feijão e carne com mandioca. No fundo, há uma panela preenchida com arroz, molho e carne com mandioca.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura realiza manutenção emergencial após temporal danificar telhas no Pronto-Socorro

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação emergencial de manutenção no Pronto-Socorro Municipal após a forte chuva registrada na tarde deste domingo (2). O temporal provocou danos na área antiga da unidade, mas não afetou o funcionamento do Centro Médico Infantil (CMI), nem o atendimento aos pacientes.

Durante a chuva, parte das telhas que estavam sendo substituídas pela empresa responsável pela manutenção do prédio foi deslocada pela força do vento, caindo no pátio da brinquedoteca, localizada na área da pediatria. Em uma das enfermarias do quarto andar, também houve infiltração de água, o que levou ao remanejamento temporário dos pacientes para outros espaços da unidade.

As equipes de manutenção e gestão hospitalar atuaram imediatamente para controlar a situação e iniciar os reparos necessários. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ações preventivas já haviam sido realizadas recentemente, incluindo a limpeza de grelhas e tubulações, com o objetivo de assegurar o escoamento adequado da água das chuvas.

Leia Também:  Comunidade celebra revitalização da quadra do bairro Coophema

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou que o pronto atendimento e a segurança dos pacientes são prioridades absolutas.

“Assim que fomos informados, nossas equipes agiram de forma rápida e eficiente para conter os impactos e garantir que o atendimento não fosse interrompido. Felizmente, ninguém se feriu e todos os pacientes foram assistidos com segurança. Seguiremos monitorando a situação e reforçando as ações de manutenção para evitar novos transtornos”, afirmou Danielle.

O atendimento no Pronto-Socorro Municipal segue normalmente, sem qualquer prejuízo à assistência prestada à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA