CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA MT

Max Russi homenageia profissionais que atuam no desenvolvimento e o cuidado com a população

Published

on

O deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizou nesta segunda-feira (17), sessão especial de entrega de moções de aplausos a profissionais de diferentes áreas que têm contribuído diretamente para o desenvolvimento do Estado e para o cuidado com a população mato-grossense.

A solenidade reuniu autoridades, representantes de segmentos homenageados, familiares e convidados. Max Russi destacou que cada grupo presente representa um pilar essencial para o fortalecimento das políticas públicas e da qualidade de vida em Mato Grosso.

“Cada segmento homenageado aqui hoje representa um pilar fundamental para o desenvolvimento e para o cuidado com as pessoas. Voluntários, nutricionistas, contadores, advogados e servidores da assistência social são parte indispensáveis na construção de um Mato Grosso mais justo, humano e acolhedor”, afirmou.

Entre os homenageados, receberam destaque os voluntários do programa social “Doar é um Ato de Amor”, iniciativa que deu origem aos mutirões sociais e ao Gabinete Social. Max Russi ressaltou a importância da atuação desses voluntários, que levam serviços essenciais a regiões onde o poder público tem mais dificuldade de chegar.

Leia Também:  Alunos da Sesi Escola de Várzea Grande participam do programa Por Dentro do Parlamento

“Vocês levam muito mais que serviços, levam dignidade, cidadania, informação e cuidado humano. Cada atendimento, cada orientação e cada gesto de escuta representa transformação real na vida das pessoas. O Parlamento aplaude vocês não apenas pelo que fazem, mas pelo modo como fazem: com dedicação, sensibilidade e amor ao próximo”, afirmou o presidente da ALMT.

Os nutricionistas também foram reconhecidos por sua atuação estratégica na promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida em diferentes fases do desenvolvimento humano.

Max Russi destacou a importância dos profissionais em escolas, hospitais, unidades de saúde, empresas, programas sociais e no esporte. A solenidade também prestou homenagem aos contadores, advogados e representante da Assistência Social do município de Tesouro.

O diretor da Escola Adventista, Alfredo Joaquim, agradeceu a homenagem destacou o trabalho da instituição que há mais de 70 anos exerce a função educacional de forma silenciosa com prestação de serviço social na comunidade.

“Estamos ensinando nossos alunos de 12 a 17 anos, a criar liderança e o trabalho em equipe. Somente na época da pandemia arrecadamos 28 toneladas de alimentos a fim de minimizar as necessidades de pessoas carentes”, explicou.

Leia Também:  Representando o parlamento na COP30, Avallone defende financiamento ambiental para continuidade da preservação

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA MT

CCJR reduz margem de remanejamento do governo de 20% para 5%

Published

on

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante reunião nesta terça-feira (18), parecer favorável à Emenda 3, apresentada ao Projeto de Lei Orçamentária Anual de (PLOA) 2026, que reduz de 20% para 5% o limite para abertura de créditos suplementares pelo Poder Executivo.

A reunião, realizada na Sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, analisou 45 itens da pauta e acatou a emenda de autoria da CCJR e elaborada em conjunto com a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO). Foram rejeitadas as emendas 1 e 2.

A emenda 3 altera o artigo 4º do PLOA, estabelecendo que o Poder Executivo fica autorizado a abrir créditos suplementares até o limite de 5% da despesa total fixada no artigo 3º, observando o disposto no artigo 43 da Lei Federal nº 4.320/1964.

O presidente da CCJR, deputado Eduardo Botelho (União), destacou a celeridade dos trabalhos e frisou sobre a tramitação do PLOA, que, segundo ele, deverá receber aproximadamente 500 emendas parlamentares.

Leia Também:  Vila Bela volta à Assembleia: Fabinho sai de licença e suplente assume mandato

“Agora os deputados vão incluir as emendas, vai ter outra audiência pública da comissão de orçamento, para posterior votação na comissão de orçamento. E, depois com as novas emendas, o projeto retorna para a CCJR. Esse é o trâmite natural da lei orçamentária para o ano que vem. É uma lei muito discutida porque é onde estão os recursos do governo, todo recurso público aplicado”, afirmou.

Ao detalhar o parecer favorável à Emenda 3, Botelho ressaltou a importância de reduzir o limite de remanejamento orçamentário previsto originalmente pelo Executivo. Segundo ele, essa emenda apenas altera a proposta do governo que previa uma liberdade orçamentária de 20%.

“Estamos reduzindo para 5%, visto que já tem 10% da LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias], que ele pode fazer remanejamento, e 5% para arrecadação extra. Então, como o governo disse que a arrecadação está bem planejada, cinco por cento, para quem planeja bem, está muito coerente. O que o Estado mandou daria algo em torno de 30%. Evidentemente, podemos fazer novas discussões na comissão de orçamento. Mas estamos começando com algo em torno de 15%, considerando remanejamento e arrecadação extra. Se a arrecadação ficar acima de 5%, ele terá que mandar para a Assembleia novamente”, explicou Botelho.

Leia Também:  Comissão de direitos Humanos realiza primeira reunião de 2023

O parlamentar reforçou que a redução traz mais precisão ao planejamento orçamentário. “Porque acho 30% ou 20% muito grande. É uma margem de erro muito alta, ninguém trabalha com um orçamento desses. Então, acredito que cinco por cento é um número bem aceitável”, acrescentou o deputado.

Segundo ele, a votação do PLOA deverá ocorrer em plenário na próxima semana. Após a primeira votação, abre-se o prazo para apresentação de emendas parlamentares, antes do retorno à CCJR para nova análise.

Participaram da reunião os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Janaina Riva (MDB) e Fábio Tardin (PSB). O deputado Sebastião Rezende (União) acompanhou os trabalhos de forma remota.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA