CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Simininas finalizam ciclo de visitas ao Aquário Municipal com aprendizado e encantamento

Published

on

As meninas do Programa Siminina concluíram, nesta semana, o ciclo de visitas ao Aquário Municipal Justino Malheiros, iniciado em abril. Participaram as turmas das unidades Novo Paraíso II, CPA-CRAS, Altos da Boa Vista, Chácara dos Pinheiros, Tijucal, Jardim Leblon e Jardim Renascer, que ainda não haviam visitado o local.

Na manhã de quarta-feira (12), um grupo de 35 participantes esteve no espaço, que abriga mais de 600 peixes de aproximadamente 22 espécies, distribuídos em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. Na quinta-feira (13), foi a vez das simininas da Chácara dos Pinheiros e do Tijucal, nos períodos matutino e vespertino. Já na sexta-feira (14), participaram as unidades Jardim Leblon e Jardim Renascer, também nos dois períodos.

Durante o passeio, as meninas se encantaram com a experiência. “É a primeira vez que venho e gostei muito. Só conhecia peixinhos pelos desenhos”, contou Sophia, de 13 anos. A pequena Paola Fernanda, de 6 anos, também se surpreendeu: “Gostei muito de ver os peixinhos pela primeira vez”.

Leia Também:  Comissão de Direitos Humanos aprova projeto de lei que cria Cadastro Unificado da população em situação de rua em Cuiabá

O Programa Siminina, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, que tem como madrinha a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, mantém 16 unidades distribuídas por diversos bairros da capital, como Novo Paraíso II, Três Barras, CPA, Primeiro de Março, Tijucal e Carumbé, atendendo 1.149 meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.

Sob coordenação de Ivete Carneiro de Souza, o Programa Siminina oferece atividades como balé, fanfarra, reforço escolar e ações socioeducativas. A expectativa é que a 17ª unidade seja inaugurada em breve, no bairro Pedra 90. Segundo Ivete, as visitas, acompanhadas pela gerente regional Gracineia Fernandes da Silva e pelas monitoras de cada unidade, representam mais um passo no caminho das oportunidades, do aprendizado e do crescimento das meninas.

“Hoje nós encerramos esse ciclo de atividades de passeio, que foi muito especial e realizado no aquário. Levar essas meninas para conhecer um espaço novo, cheio de descobertas, é uma forma de ampliar horizontes e fortalecer o vínculo que vivemos ao longo deste ano dentro do programa. Cada sorriso, cada olhar encantado, cada conversa que tivemos ali no aquário reforça o quanto essas ações sociais fazem diferença na vida delas. Hoje foi o último dia dessa etapa, mas certamente não é o fim. É mais um passo no caminho das oportunidades, do aprendizado e do crescimento”, afirmou Ivete.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá entrega a 128 unidades e 19 Conselhos Municipais o 'Selo Escola Transparente 2024'

Todas as visitas contaram com apoio logístico da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que disponibilizou o transporte para as meninas, garantindo a participação das 32 turmas. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico também foi parceira desde o início da programação, assim como a Secretaria de Educação, que realizou a recepção das alunas no aquário.

Horário de funcionamento

O Aquário Municipal Justino Malheiros funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, permanecendo fechado às segundas-feiras para manutenção e limpeza interna.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Alunos de Cuiabá plantam 259 mudas de árvores na Orla do Porto

Published

on

Setenta criancas matriculadas no 5º ano da Escola Municipal Tereza Lobo participaram na quarta-feira (12) de um plantio de 250 árvores na região da Orla do Porto de Cuiabá. Durante a ação, servidores da Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana), fez a limpeza dos arredores para garantir a higiene do local.

O projeto “Plantar ” visa trabalhar a consciência de novas gerações para a importância de manter o lema “Cuiabá Cidade Verde”, potencializando o surgimento de árvores para conter a alta temperatura climática.

O projeto, idealizado pelo vereador Mario Nadaf, tem o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Limpeza Urbana.

No primeiro dia, foram plantadas 259 árvores armamentais e de sombra. São exemplos disso Ypê Branco, Rosa , Amarelo , Grande Porte , Ypé de Jardim de pequeno porte e oiti (grande porte).

De árvores frutíferas, foram plantadas de pequeno e grande porte: cajazinho, amora, araça, acerola, jaboticaba, cajú, bocaiúva e outros.

“A ecologia e o meio ambiente são temas que precisamos ensinar as crianças não apenas em sala de aula. Mas, na prática, para ter a conscientização e saber preservar. É o que estamos vivenciando com este projeto”, elogia o professor Gabriel Magalhães, diretor da escola Tereza Lobo.

Leia Também:  Procuradoria Geral do Município informa que listagem com nomeações, atendendo TAC, foi protocolada no dia 9 de janeiro no TJ

O secretário de Planejamento Urbano, Afonso Portocarrero saiu em defesa classificando a ação como exemplo de micropolítica sustentável.

“O Meio Ambiente é como cuidar da casa. A cidade nasce, vive e morre. Queremos trabalhar a consciência de novas gerações. Um ato simples de plantio que representa muito para o meio ambiente. Trabalhar o verde de forma mínima estimula a consciência e impulsiona ações maiores”, afirma.

O vereador Mário Nadaf agradeceu o apoio do prefeito Abilio Brunini em manter a execução do projeto que contribui para resgatar Cuiabá como Cidade Verde.

“O prefeito tem muita sensibilidade neste tema porque é um arquiteto e urbanista e sabe da importância do desenvolvimento sustentável. Tem meu apoio para desenvolver mais ações neste sentido. Em 12 anos, já plantamos 60 mil mudas, disse

A vereadora Maria Avalone enalteceu o projeto do vereador Mario Nadaf, defendendo que se prolongue no tempo para contemplar ainda mais a população cuiabana. “Meio ambiente e boas práticas é o que precisamos urgente. Um tema defendido no Legislativo com apoio do atual prefeito. Tenho certeza que Cuiabá vai avançar muito a partir de novas políticas”.

Leia Também:  Vanderlúcio Rodrigues

#PraCegoVer

A foto ilustra crianças agachadas próximo a um buraco reservado para a plantação de uma árvore. Todas são supervisionadas por adultos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA